From Indigenous Peoples in Brazil

News

 TUPINAMBÁ DE BELMONTE REIVINDICAM SUAS TERRAS

17/03/2003

Autor: Pedro Macedo Pinho e Maria Senhora Souza Bomfim

Fonte: Anaí-Eunápolis-BA



Ao Ministério Público Federal

Procuradoria da República em Ilhéus

Dr. Danilo Pinheiro Dias

Ilhéus - Bahia
C/c Funai - Cimi - ANAI


Eunápolis, 17 de março de 2003





Prezado Senhor,



Em primeiro lugar queremos nos apresentar: somos um grupo de indígenas Tupinambá, lutando para ser reconhecido pela FUNAI e buscando a garantia dos nossos direitos. Há anos fomos expulsos de nossas terras, todos nós, os parentes, espalhamos pelas cidades e povoados em vários estados brasileiros, a maioria permanecendo na mesma região, próxima ao rio Jequitinhonha entre os municípios de Itapebi e Belmonte. Nossos ancestrais viveram sempre aqui e assim continuamos; de Ilhéus a Porto Seguro e mais além. Nós somos a presença e a marca da resistência indígena



Nós, os TUPINAMBÁ DE BELMONTE, atualmente 90 famílias, temos claro onde ficam as nossas terras e pretendemos lutar por elas; ao mesmo tempo queremos que a FUNAI nos reconheça enquanto índios e proteja os nossos direitos; queremos assistência a saúde; educação e agricultura; queremos a nossa terra demarcada, pois só assim nossos descendentes sobreviverão em paz.



Solicitamos dessa Procuradoria que nos ajude nas nossas reivindicações e interceda por nós junto à FUNAI para que esta nos acolha e passe a nos atender com respeito e dignidade; é preciso que a FUNAI envie seus técnicos e faça os levantamentos necessários para demarcar a nossa terra. No dia 23 de março todos nós estaremos reconstruindo as nossas moradias no local chamado BERTIOGA, na margem do rio Jequitinhonha, município de Belmonte, local próximo ao povoado chamado Boca do Córrego. Esse dia é o início da RETOMADA de nossas terras na região e justamente nesse local nós reconstruiremos a ALDEIA PATIBURI.



Estaremos nesses dias chamando a atenção de outras autoridades e entidades de apoio à luta dos índios no Brasil, para que nos ajude a lutar pelo reconhecimento e os direitos que a Constituição Brasileira nos garante.



Atenciosamente,







-
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source