News

Empresa abandona trigo transgênico

12/05/2004

Fonte: O Globo, Ciência, p. 32



Empresa abandona trigo transgênico

A empresa de biotecnologia americana Monsanto anunciou ontem a suspensão de seu projeto para o desenvolvimento da primeira variedade de trigo transgênico. Segundo nota divulgada pela empresa, a decisão foi tomada depois de consultas a produtores e compradores do mercado interno e externo.

A empresa, no entanto, vinha sofrendo pressão de consumidores e ambientalistas. Especialistas em mercado haviam alertado a Monsanto de que tamanha resistência ao produto poderia provocar a redução no volume das exportações.

A Monsanto vinha desenvolvendo há seis anos o trigo Roundup Ready, modificado geneticamente para tolerar o herbicida Roundup, fabricado pela empresa. Somente para este ano fiscal o investimento previsto no projeto era de US$ 5 milhões.

Empresa não descarta retomada de projeto

A Monsanto anunciou ainda que continuará acompanhando as tendências para determinar "se e quando" seria propício retomar o projeto.

- Foram muitas coisas de uma vez só - justificou o porta-voz da Monsanto Chris Horner, citando o declínio das áreas de plantio e divergências entre os agricultores e compradores como fatores que pesaram na decisão. - Percebemos que não havia um consenso sobre o melhor caminho a seguir.

A empresa já comercializa com sucesso o milho e a soja Roundup Ready.

O Globo, 12/05/2004, Ciência, p. 32
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source