Notícias

Parque Indígena do Xingu, santuário da cultura brasileira que completa 56 anos

14/04/2017

Fonte: El País- http://brasil.elpais.com



O Parque Indígena do Xingu completa nesta sexta-feira, 14 de abril, 56 anos de sua fundação e o aniversário da reserva, uma das maiores e mais famosas do gênero no mundo, foi celebrado pelo Google com um Doodle comemorativo.

Criado em 1961 durante o governo do então presidente Jânio Quadros, o Parque Indígena do Xingu só se tornou uma realidade após longa campanha dos irmãos Orlando e Leonardo Villas-Bôas e do antropólogo Darcy Ribeiro, que à época trabalhava no Serviço de Proteção ao Índio, entre outros ativistas brasileiros. Localizada no Estado do Mato Grosso, a reserva foi a primeira terra indígena homologada pelo Governo federal e, atualmente, conta com cerca de 27.000 quilômetros quadrados.

Santuário da cultura e da biodiversidade brasileira, o Parque Indígena do Xingu abriga uma população de aproximadamente de 5.500 índios de 14 aldeias: Kamayurá, Kaiabi, Yudjá, Aweti, Mehinako, Wauja, Yawalapiti, Ikpeng, Kalapalo, Kuikuro, Matipu, Nahukwá, Suyá, e Trumai.

Os elementos da cultura da população indígena brasileira foram incorporados ao Doodle, entre elas o rio Xingu, além das cestas de pesca, as raízes de mandioca, cocares, entre outros elementos.



http://brasil.elpais.com/brasil/2017/04/14/politica/1492188559_840197.html
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.

Notícias relacionadas