From Indigenous Peoples in Brazil

News

 Formação para professores contempla Carajás e Tapirapé

28/05/2010

Fonte: O Documento (MT) - http://www.odocumento.com.br/



A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizará mais um projeto de formação de professores indígenas, desta vez beneficiando as etnias Carajás e Tapirapé. O Projeto "Aranowa'yao" irá propiciar a formação dos professores indígenas (magistério) que atuam em escolas de Confresa e Santa Terezinha. Uma Instrução Normativa da Seduc (n. 012), publicada no Diário Oficial, garantiu recursos para a realização da primeira etapa presencial do processo de formação.

Para esta primeira etapa serão repassados 45 mil e 762 reais ao Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE), da Escola Estadual indígena "Tapi'tawa". Essa escola está localizada na comunidade indígena Urubu Branco, do município de Confresa, sede do evento. A primeira etapa ocorre de 21 de junho a 3 de julho deste ano.

Conforme a instrução, estes recursos serão utilizados para despesas com passagens, combustível, material didático pedagógico e produtos alimentícios para as refeições dos cursistas, dentre outros itens.

Conforme a professora técnica da Assessoria Pedagógica de Confresa, Aparecida de Lourdes Reges de Araújo, o projeto nasceu de uma aspiração das comunidades tapirapé e carajá. A proposta do projeto foi apresentada em 2005 ao Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena e só agora pode ser viabilizado.

O recurso possibilitará a formação de cerca de 80 professores indígenas provenientes de sete aldeias da localidade de Urubu Branco e de três do município de Santa Terezinha.

http://www.odocumento.com.br/materia.php?id=333935
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source