From Indigenous Peoples in Brazil

News

 Daltinho alerta sobre conflito na Gleba Porto Velho em Cofresa

24/05/2010

Fonte: Notícias NX - http://www.noticiasnx.com.br



Em recente visita a Gleba Porto Velho, na divisa da área indígena Urubu Branco, em Confresa o deputado Adalto de Freitas Filho- Daltinho (PMDB) verificou "in loco" o clima de tensão que ronda a localidade.

"A situação é de total instabilidade e insegurança, pois a qualquer momento poderá haver um confronto entre os parceleiros da gleba e servidores da Funai que se encontra em campana no local", alertou o deputado.

Os servidores da Funai alegam que há divergências entre Funai e parceleiros na medição da área. Os parceleiros apresentaram ao deputado documentos (fotos) mostrando funcionários da Funai, revestidos do poder de autoridades, numa ação truculenta e à margem da lei, cometeram arbitrariedades com as famílias de trabalhadores ali existentes.

Cerca de 50 famílias foram desapropriadas e tiveram suas casas e plantações destruídas que devido ação "truculenta" como foi conduzida à operação, gerou nos trabalhadores um sentimento de fazer "justiça com as próprias mãos". Daltinho atribuiu tudo isso devido à morosidade do Estado na resolução do problema fundiário existente, tema este que tem defendido sempre na Assembléia Legislativa.

O deputado peemedebista levou o caso ao conhecimento do secretario de Justiça e Segurança Publica Diógenes Curado, bem como do comandante da PM da região do Araguaia, Cel Brito Junior e pediu a retirada dos policias, uma vez que nesse caso não compete a Policia Militar atuar, e sim, a Policia Federal. "A policia militar de Mato Grosso não pode servir de escudo para operações como esta", destacou.

Daltinho defende que a área que não pertence ao Decreto Federal conforme homologado em 08/07/1998 deve ser feita a reintegração de posse dos parceleiros.

A Reserva Indígena Urubu Branco que faz limites com a gleba Porto Velho tem área total de 157 mil hectares e foi declarada de ocupação indígena, assim como homologada a demarcação, pelo Decreto Federal de 08 de setembro de 1998. Ela fica ás margens da BR-158, distante 35 km de Confresa.

http://www.noticiasnx.com.br/2010/index.php?option=com_content&view=article&id=11018:daltinho-alerta-sobre-conflito-na-gleba-porto-velho-em-cofresa&catid=47:ultimas-noticias
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source