From Indigenous Peoples in Brazil

News

 Índios mantêm ocupação na sede da Funai

09/02/2010

Fonte: Diário do Pará - http://www.diariodopara.com.br/noticiafullv2.php?idnot=78345



Em razão do fechamento de sedes da Fundação Nacional do Índio (Funai) em várias localidades do Pará e do Brasil, índios de 10 etnias, correspondente a 18 aldeias localizadas na região do Xingu, ocupam a sede da Funai, em Altamira, que fica localizada dentro do campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) no município.

Os índios estão acampados no local desde a última quinta-feira, quando houve protestos contrários à implantação da hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu. Na manifestação, eles aproveitam também para mostrar repúdio à atitude do presidente do Ibama, Roberto Messias, em assinar a Licença Prévia para o projeto de construção da barragem.

Ontem, após a chegada de mais representantes das aldeias, o grupo de aproximadamente 150 indígenas decidiu ocupar também o campus da UFPA. Depois de uma reunião com a coordenação do campus Altamira, as aulas e outras atividades foram suspensas. A UFPA tem atualmente 1.200 alunos no município. Até a rua que dá acesso ao campus está interditada.

De acordo com o presidente do Conselho Indígena do Xingu, Luís Xipaia, todos estão dispostos a ir até as últimas consequências. "Se não houver acordo com o governo, nos próximos dois dias, mais de cinco mil índios estão descendo das aldeias para reforçar os protestos. Nós estamos dispostos a lutar pelos nossos direitos até as últimas consequências".

REESTRUTURAÇÃO

Os dois povos Araras, os Assurinis, Arawetés, Juruna, Kuruaya, Kayapó, Parakanã, Xipaya e Xikrin foram surpreendidos com a publicação do decreto 7.056, de 28 de dezembro de 2009, no qual a presidência da Funai apresenta a proposta de reestruturação do órgão.

De acordo com eles, os serviços prestados pelo Funai na região do Xingu são de extrema importância. "Como vamos ficar sem apoio para o que precisamos?", questionou um cacique Kaiapó. O atendimento à saúde, educação, entre outras necessidades, segundo eles, está comprometido. "Só queremos nossos direitos", disse Paulo Kuruaia.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source