From Indigenous Peoples in Brazil

News

 Lideranças Indígenas exigem o fim do Decreto de Reestruturação da Funai

11/01/2010

Fonte: APIB - http://blogapib.blogspot.com/




Mais de dez ônibus e algumas viaturas da polícia do Distrito Federal dividem o cenário em frente à sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Brasília esta manhã. A razão é a presença de mais de 500 lideranças indígenas no prédio. Os indígenas vindos de diversas partes do país, em especial da região Nordeste, protestam contra o Decreto que reestrutura o órgão indigenista e entre suas medidas extingue postos, núcleos de apoio e administrações regionais. Estão no local representantes dos povos Truká, Fulniô, Xukuru, Potiguara, Kambiwá, Pankará, Pankararu, Pankaru, Tupinambá, Pataxó, Javaé, Karajá e Povos do Xingu, entre outros.

Além da revogação do Decreto os indígenas também pedem a demissão da diretoria e do presidente da Funai, Márcio Meira, uma vez que afirmam não terem sido consultados ou devidamente informados sobre o documento, mantido em sigilo até sua publicação, o que contraria a legislação, no caso a Convenção 169 da OIT.

O Decreto de Reestruturação promove profundas mudanças na fundação, principalmente no que diz respeito à distribuição do atendimento em todo país. Após manifestações contrárias e a decisão de lideranças indígenas de vir a Brasília, a direção da Funai já admite rever alguns pontos do documento.

Os indígenas estão concentrados em frente à sede da Funai e pretendem realizar uma marcha de protesto até o Ministério da Justiça na tarde de hoje. Eles querem ser recebidos pelo Ministro Tarso Genro e por representantes do Presidente Lula para discutir o futuro da instituição.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source