From Indigenous Peoples in Brazil

News

 Pela primeira vez em Rondônia, indígena chefia unidade da Funai

23/11/2009

Fonte: Amazonia.org.br - http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=335456



Local: Brasília - DF
Fonte: Procuradoria Geral da República - Ministério Público
Link: http://www2.pgr.mpf.gov.br/

Indígena da etnia Oro Nao é chefe da unidade da Funai em Guajará-Mirim

Joel Oro Nao é o primeiro indígena a chefiar uma unidade da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Rondônia. No Brasil, esta é a sexta vez que um indígena ocupa função de chefia na autarquia federal. Sua nomeação ocorreu há menos de dois meses e foi obtida após indicação das etnias de Guajará-Mirim. Em visita à unidade da Funai naquele município, a procuradora da República Lucyana Pepe destacou a importância da presença de Joel à frente daquele órgão e disse que o diálogo entre a Funai e o Ministério Público Federal (MPF) tem avançado.

Joel Oro Nao conta que a unidade da Funai em Guajará-Mirim existe há aproximadamente 30 anos e que seus administradores sempre foram "brancos". "Nós pensamos que já estava na hora de um indígena ficar à frente desta unidade", relata. Seu nome foi escolhido em uma reunião de lideranças indígenas. "Conheço a realidade do meu povo", fala Joel.

Ele conta que já havia morado durante 10 anos na área urbana de Guajará-Mirim para poder estudar. Joel é professor concursado da prefeitura daquele município. Ele ensinava todas as disciplinas até a 4ª série do ensino fundamental e lecionava em sua aldeia até ser nomeado chefe da unidade da Funai. Sua aldeia, localizada na terra indígena Rio Guaporé, é longe da sede do município e tem acesso apenas pelo rio. "Daqui para lá são seis horas de voadeira", resume Joel, no cálculo da distância feito pelo tempo que se passa dentro do pequeno barco a motor.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source