From Indigenous Peoples in Brazil

News

 Funasa descarta que índios tenham morrido por causa da gripe suína

14/08/2009

Autor: Juliana Maya

Fonte: Agência Brasil - www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/08/14/materia.2009-08-14.7802539445/view



Brasília - As regionais da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Roraima e no Pará descartam que recentes mortes de indígenas tenham sido causadas pelo vírus Influenza H1N1.

De acordo com a regional responsável pelo Distrito Yanomami, em Roraima, o indígena que morreu no último dia 7 não estava infectado com influenza A (H1N1) - gripe suína. Segundo a Funasa, o laudo médico não apontou nenhum sintoma da doença e a morte foi causada por uma pneumonia.

Ainda segundo o órgão, a pessoa que acompanhou o Yanomami durante sua internação também não apresentou sintomas de gripe, e o estado de Roraima, até o momento, não tem nenhum outro caso suspeito da doença entre indígenas.

No estado do Pará, outra suspeita de infecção pelo vírus Influenza H1N1 foi descartada. A vítima é uma indígena de 24 anos, da etnia Anembé. A jovem morreu na última segunda-feira (10), grávida de oito meses. O bebê também morreu.

Segundo a Funasa no Pará, o Instituto Evandro Chagas já encaminhou o pré-resultado do exame, constatando que a causa da morte não foi influenza A (H1N1) - gripe suína. O resultado final ainda é aguardado pela Funasa, para confirmar a suspeita de que a jovem tenha morrido de pneumonia. Até o momento, o estado do Pará não registra casos suspeitos da doença entre índios.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source