From Indigenous Peoples in Brazil

News

 Helicóptero do Exército no suporte aos índios-eleitores

04/10/2008

Fonte: Tudo Rondônia - www.tudorondonia.com



No município de Guajará-Mirim, existem as aldeias de Rio Negro Ocaia e Santo André. O tempo de deslocamento é de 4 dias de navegação. Nesses povoados há 640 eleitores indígenas

Para atender os mais de 1 milhão de eleitores no Estado de Rondônia, várias providências estão sendo tomas pela Justiça Eleitoral rondoniense. Existem localidades de difícil acesso, sendo que em muitas somente é possível chegar através dos rios, após alguns dias de navegação.

No município de Guajará-Mirim, existem as aldeias de Rio Negro Ocaia e Santo André. O tempo de deslocamento do centro urbano de Guajará até essas aldeias é 4 dias de de navegação. Nesses povoados há 640 eleitores indígenas.

Considerando a grande dificuldade que a Justiça Eleitoral enfrenta para oportunizar a esses eleitores o direito ao voto, desde as últimas eleições (2006) foi necessário uso do transporte aéreo para se deslocar até essas regiões.

Nas eleições de 2008, mais uma vez, a Justiça Eleitoral usa esse tipo de locomoção. O helicóptero (foto) das Forças das Armas tipo HJJ foi destacado para Guajará para fazer o transporte. A aeronave saiu do solo do aeroporto de Guajará-Mirim rumo às referidas aldeias às 15 horas desta sexta-feira (3). O helicóptero levou técnicos do TRE, mesários, policiais e 4 urnas eletrônicas.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source