From Indigenous Peoples in Brazil

News

 Indígenas com DST's são tratados na própria aldeia

15/07/2008

Fonte: Diário do Amapá - http://www.diariodoamapa.com.br/



Segundo dados do Sistema de Informação e Atenção à Saúde Indígena (Siasi/AP), apenas um caso de Aids foi registrado em 2007 e, no primeiro semestre deste ano, foi notificado um caso de HIV, na área indígena sob a jurisprudência do Distrito Sanitário Especial Indígena do Amapá e Norte do Pará (Dsei/AP). Em relação às doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) o Siasi re-gistrou 82 casos, de janeiro a maio/2008, que foram tratados na própria aldeia.

A Coordenação Regional da Funasa no Amapá (Core/Ap) adotou medidas preventivas para controlar as doenças, colocando enfermeiros e técnicos de enfermagem nas aldeias para detectar e tratar possíveis casos com encaminhamento para procedimentos médicos, quando necessário. Outra medida adotada foi colocar em campo a equipe de educação em saúde que em conjunto com a equipe técnica fazem um trabalho de orientação quanto aos métodos de prevenção. Segundo o Coordenador Técnico do Dsei/Ap, Heverton Coelho, a orientação é detectar precocemente um caso suspeito, tratar e, posteriormente, quebrar a cadeia de transmissão, orientando para a utilização, principalmente, do preservativo masculino e feminino.

A atual gestão da Funasa/AP estabeleceu uma relação de confiança com as populações indígenas e vem mantendo um diálogo em constantes reuniões com lide-ranças para ouvir suas reivindicações e buscar alternativas para solucionar os problemas existentes. E uma dessas alternativas é buscar parcerias com o Governo do Amapá e prefeituras municipais.

No último sábado (12), por exemplo, uma parceria da Funasa/AP com as secretarias estaduais de Saúde (Sesa) e dos Povos Indígenas (Sepi) possibilitou agilizar o atendimento de mais de 150 indígenas, dentre internos e acompanhantes, que estão hospedados na Casa de Saúde do Índio em Macapá à espera de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Ginecologista, pediatra e clínico geral do quadro do Governo do Estado estiveram, durante todo o dia, realizando consultas e prescrevendo tratamento farmacológico imediato. Foram realizadas ainda, exame de hemoscopia para identificação de malária, exames de rotina e coleta de PCCU (preventivo) e interpretação dos que foram coletados, antecipadamente, pelos enfermeiros da Casai/MCP.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source