From Indigenous Peoples in Brazil

News

 Começa campanha de vacinação nas aldeias

22/04/2008

Fonte: Funasa




Para comemorar o Dia do Índio, festejado no último sábado (19), o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Danilo Forte, abriu oficialmente na aldeia Umariaçu II, no Amazonas, a Campanha Nacional de Multivacinação dos Povos Indígenas e a Semana de Vacinação nas Américas 2008. O trabalho das equipes de saúde já começou e vai beneficiar pelo menos 19 mil índios de sete estados brasileiros.

A campanha é uma iniciativa conjunta do Ministério da Saúde, por intermédio da Funasa, Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e Fundação Nacional do Índio (Funai). No Brasil, serão vacinados indígenas de 15 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei) mais remotos, como Vale do Javari e o Médio Purus, além dos Yanomâmis, em Roraima.

No lançamento da campanha, além do presidente da Funasa, estiveram presentes representantes dos governos da Colômbia -vice-ministro de Saúde e Bem-Estar, Carlos Ignácio Cuervo - e do Peru - vice-ministro de Saúde, Melitón Arce Rodrigues.

O trabalho teve início com a aplicação de vacina em algumas crianças indígenas, que trajavam vestimentas e pinturas feitas especialmente para o evento. Durante a abertura oficial, houve ainda apresentação de danças e um ritual denominado "Moça Bonita", que trata da iniciação de uma adolescente indígena para o casamento.

O presidente da Funasa ressaltou o dever da instituição em prestar atendimento à saúde indígena em todos os cantos do País, citando a Constituição Federal: "A saúde é um direito de todos e a Funasa tem a responsabilidade de atender a este direito, levando por meio de ações e projetos a saúde para os lugares mais distantes do Brasil".

Paralelo ao trabalho de vacinação ocorre uma megaoperação da Funasa na região do Vale do Javari, que tem o apoio das Forças Armadas para o atendimento médico aos indígenas da região. "Foi preciso juntar forças e firmar esta parceria para que, em uma operação conjunta, possamos obter resultados favoráveis, uma vez que o Vale do Javari tem uma das características geográficas mais remotas, o que dificulta a nossa atuação lá", explicou Danilo Forte. Ele ainda antecipou que uma ação semelhante será realizada, em breve, com o povo Yanomâmi, em Roraima.

Após apresentar a melhora em todos os indicadores de saúde indígena - diminuição dos casos de mortalidade infantil e ampliação dos serviços de saneamento básico - Danilo Forte ouviu do cacique Manoel Néri mais uma reivindicação. "Agradeço em nome de minha tribo o que já possuímos nesta nossa aldeia, mas estamos precisando de mais atenção. Queremos um mini-hospital, pois temos dificuldade de sermos atendidos pelos grandes centros médicos do município", ressaltou.

Para reforçar ainda mais as ações, Danilo Forte inaugurou um posto de saúde na aldeia, com infra-estrutura formada por consultórios médico e dentário, enfermaria, ambulatório, salas de farmácia, triagem e curativo. A aldeia Umariaçu é abastecida com água potável, graças ao trabalho da Funasa.

Histórico e metas
Este é o sexto ano da Semana de Vacinação das Américas, a maior atividade de imunização em conjunto das Américas. De acordo com o assessor regional de imunizações da Opas em Washington, Carlos Castillo, presente no lançamento da campanha na aldeia Umariaçu, a ação visa a eliminação de doenças preveníveis, como, por exemplo, o sarampo.

A meta dos países vizinhos, segundo a Opas, é vacinar 10 milhões de crianças e adolescentes no Peru e 1,3 milhão, em idades entre 6 e 23 meses, na Colômbia. No Brasil, o objetivo do governo é colocar em dia a vacinação de mais 400 mil crianças e mulheres em idade fértil, que ainda não receberam vacinas do calendário básico.

O Brasil lança no dia 26 próximo a Campanha de Vacinação do Idoso contra a Influenza, que este ano tem a missão de vacinar 80% da população de 60 anos do País.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source