From Indigenous Peoples in Brazil

News

 Polícia prende madeireiros e fiscais do Ibama

08/12/2006

Fonte: FSP, Cidades, p. A21



Polícia prende madeireiros e fiscais do Ibama

Da agência folha

Nove pessoas foram presas ontem em Rondônia durante uma operação da Policia Federal que desbaratou um esquema de extração e comercialização ilegal de madeira.
Entre os presos estavam seis funcionários do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e três dos maiores empresários madeireiros da região oeste do Estado.
A operação deveria ter ocorrido na quarta-feira, mas acabou postergada pelos atrasos e cancelamentos de vôos nos aeroportos do país, que impossibilitaram a viagem dos cerca de 160 policiais de cinco Estados que participaram da ação.
Além dos nove mandados de prisão, foram também cumpridos 62 mandados de busca e apreensão em 32 empresas.
As investigações revelaram que as empresas retiravam a madeira das reservas indígenas Lajes e Ribeirão e depois a escondiam e a armazenavam em áreas próprias.
Já os funcionários do Ibama tinham uma dupla função. Ao mesmo tempo em que eram coniventes na fiscalização, usavam o atual momento de transição entre os documentos de fiscalização da madeira para tornar aparentemente legal o material.
Inicialmente, eles usavam antigas ATPFs (Autorização para Transporte de Produtos Florestais) para criar créditos no sistema de extração. Depois, porém, usavam DOFs (Documento de Origem Florestal, a nova guia) para identificar a madeira
A quadrilha operava desde 2004. Parte da madeira extraída em Rondônia era exportada para a Bolívia, dizem os policiais.
(João Carlos Magalhães)

FSP, 08/12/2006, Cidades, p. A21
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source