From Indigenous Peoples in Brazil

News

 Índios liberam estrada em MT

27/07/2006

Fonte: OESP, Nacional, p. A9



Índios liberam estrada em MT
Cuiabá-Santarém estava fechada havia quatro dias

Nelson Francisco

Líderes indígenas de nove etnias suspenderam ontem o bloqueio que já durava quatro dias na BR-163, entre Santa Helena e Itaúba (MT). A rodovia foi liberada no início da tarde, após reunião com o procurador da República, Mário Lúcio Avelar, e representantes do Ministério dos Transportes e do governo de Mato Grosso.

Um documento com as reivindicações será enviado à Presidência, por meio do Ministério Público Federal. Eles também querem garantias de demarcação de áreas indígenas no norte de Mato Grosso e no Pará a fim de evitar invasões, após a pavimentação da rodovia.

Para o procurador, houve precipitação em anunciar a obra, que prevê o asfaltamento de 950 dos 1.764 quilômetros de extensão da estrada que liga Cuiabá (MT) a Santarém (PA). Os índios temem impacto ambiental e social da obra, orçada em R$ 1,1 bilhão.

Líderes indígenas alegam que não foram ouvidos como queriam durante as audiências públicas sobre o projeto. E culpam por isso a presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai).

A assessoria de imprensa da Funai informou ontem que encaminhou ao Ministério do Meio Ambiente e ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) estudo de impacto ambiental. "Tudo que cabia à Funai foi feito."

Em Sidrolândia, em Mato Grosso do Sul, índios terenas libertaram ontem cinco reféns na Aldeia Buriti. Entre eles, o coordenador estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

OESP, 27/07/2006, Nacional, p. A9
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source