From Indigenous Peoples in Brazil

News

 INCRA encontra solução para terras dos Nukini na Serra do Divisor

21/01/2002

Autor: Fávia Domingues

Fonte: O Rio Branco- Rio Branco-AC



Uma solução intermediária entre FUNAI e INCRA apazigua e vem de encontro as reivindicações dos índios Nukini, localizados na região da Serra do Divisor, que querem a ampliação dos seus 32 mil hectares de terras. O superintendente do INCRA, Aldenor Fernandes, anunciou que já existem estudos para que, com o encerramento do levantamento dos seringal São Salvador, onde mora a maior parte dos ribeirinhos e seringueiros da região, os índios terão permissão para que fiquem com o restante das terras que se encontram desabitadas.

Com a solução, os índios, que são considerados preservacionistas natos, ficarão com boa parte das glebas que margeiam todo o parque da Serra do Divisor, formando um cordão de isolamento do Parque Nacional da Serra do Divisor junto como o seringal São Salvador.

Com o término dos levantamentos previstos para abril que englobam as glebas São Salvador, Timbaúba e Moa - Azul, o Incra pretende que o seringal se torne um projeto de assentamento auto-sustentável na região que se encontra dentro dos limites do município de Mâncio Lima.
O repasse da área tão logo se concluo os estudos do Incra, será entregue aos Nukini através de convênio com a FUNAI.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source