From Indigenous Peoples in Brazil

Notícias

Ação de educação ambiental do Ibama aborda o uso de agrotóxicos em comunidades indígenas do MS

22/10/2025

Fonte: Ibama - https://www.gov.br/ibama/pt-br/



Ação de educação ambiental do Ibama aborda o uso de agrotóxicos em comunidades indígenas do MS
Atividades em quatro aldeias mobilizaram lideranças e promoveram o diálogo sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde, no meio ambiente e na cultura local

campo Grande/MS (22/10/2025) - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou, entre os dias 14 e 17 de outubro, a Ação de Educação Ambiental: Sensibilização sobre o Uso de Agrotóxicos em quatro comunidades indígenas do Mato Grosso do Sul. A iniciativa, promovida pela equipe de Educação Ambiental do Ibama/MS, teve como objetivo estimular o diálogo e a reflexão sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde humana, no meio ambiente e na cultura local.

As atividades ocorreram nas aldeias Guassuty (Aral Moreira), Te'yikue (Caarapó), Guyraroká (Caarapó) e Taquara (Juti), e incluíram oficinas educativas, rodas de conversa, dinâmicas participativas e vivências agroecológicas.

Em Guassuty, a oficina foi realizada na Escola Polo Municipal Indígena Arandu Renda Guarani/Kaiowá e reuniu 51 participantes, entre representantes da Funai, DSEI/Sesai, Iagro e Embrapa. Durante o encontro, foram discutidos temas como o uso inadequado de embalagens de agrotóxicos e a importância do resgate de práticas culturais ancestrais como forma de fortalecimento comunitário.

Na comunidade Te'yikue, além das atividades na Escola Municipal Indígena Ñandejara Polo, a equipe técnica visitou nascentes e córregos indicados pelos próprios participantes. Os locais foram identificados como áreas de preocupação ambiental e poderão integrar um futuro projeto de restauração ecológica, com foco na recuperação de recursos hídricos e na promoção da saúde ambiental.

Em Guyraroká, o diálogo foi marcado por trocas de saberes e experiências sobre os efeitos dos agrotóxicos no corpo humano, com destaque para os sintomas crônicos associados ao uso prolongado dessas substâncias. A partir das reflexões coletivas, surgiu a proposta de uma ação de reflorestamento comunitário, voltada à recuperação de áreas degradadas e ao fortalecimento da relação da comunidade com a natureza.

Encerrando a programação, a Aldeia Taquara, em Juti, recebeu a oficina com ampla participação da comunidade local. A liderança mobilizou os moradores e ofereceu apoio logístico, incluindo alimentação para os participantes. As atividades incluíram vivência agroecológica, entrega de mudas e materiais educativos, reforçando o engajamento da comunidade na busca por alternativas sustentáveis ao uso de agrotóxicos, como a criação de uma associação voltada à produção de alimentos agroecológicos.

Além das ações educativas, a iniciativa resultou na elaboração de diagnósticos participativos em cada aldeia, permitindo identificar os principais desafios enfrentados, os conflitos locais, os parceiros atuantes e, sobretudo, as soluções e forças internas reconhecidas pelas próprias comunidades. Esses diagnósticos servirão de base para futuras ações de educação ambiental e para o fortalecimento da autonomia indígena frente aos impactos do uso de agrotóxicos.

https://www.gov.br/ibama/pt-br/assuntos/noticias/2025/acao-de-educacao-ambiental-do-ibama-aborda-o-uso-de-agrotoxicos-em-comunidades-indigenas-do-ms
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.