From Indigenous Peoples in Brazil

News

 Juliette emociona ao defender povos indígenas em campanha urgente: "Quem tem raiz, resiste

10/04/2025

Fonte: Bahia.Ba - https://bahia.ba/entretenimento/juliette-emociona-ao-defender-povos-indigenas-em-campanha



Juliette emociona ao defender povos indígenas em campanha urgente: "Quem tem raiz, resiste
Do sertão para o Brasil: Juliette vira voz da resistência indígena e alerta: 'Sem demarcação, não há futuro para nenhum de nós'

Publicado em 10/04/2025 às 15h51.
Vitor Silva

A estrela paraibana Juliette trouxe todo seu carisma e autenticidade para a campanha "Brasil Indígena, Terra Demarcada", lançada nesta quarta-feira (09/04) pela Mídia Indígena, com apoio da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA) e o Instituto Socioambiental (ISA). Com um discurso emocionante, ela conectou a resistência dos povos originários à história de seu Nordeste querido.

"Sou do Nordeste. De uma terra linda, forte, marcada pela luta... mas que nunca abaixou a cabeça", declara no vídeo da campanha, que já está viralizando nas redes sociais. "Foi por aqui que chegaram as primeiras caravelas. Foi por aqui que começou a invasão desse país."

A artista homenageia a resistência secular dos povos Potiguara, Pankararu, Pataxó, Tremembé e Xukuru, entre outros que mantêm viva sua cultura no Nordeste brasileiro. "Invadiram, dizimaram, tomaram o que não era deles. Mas os povos indígenas resistiram. Resistem até hoje. E ainda cuidam da terra, da floresta, da água... mesmo depois de tudo", emociona-se ao falar.

O timing da campanha coincide com o Acampamento Terra Livre 2025 - maior mobilização indígena do mundo que reúne milhares de lideranças em Brasília nesta semana. Juliette alerta: "Agora querem repetir a história. Invadir de novo. Dessa vez com garimpo, mineração, grilagem. Querem destruir as Terras Indígenas como se não tivesse gente ali. Como se não tivesse vida."

Os dados reforçam a urgência da causa:

As Terras Indígenas demarcadas registram apenas 1,4% de índice de desmatamento, contra 44% no restante do território brasileiro.

80% da extensão da agropecuária brasileira depende das chuvas geradas por florestas protegidas nas Terras Indígenas

No Nordeste, conhecimentos tradicionais indígenas são cruciais para conviver com a seca

"Não dá pra construir um futuro justo repetindo os erros do passado", adverte Juliette. "Demarcar as Terras Indígenas é reconhecer quem tava aqui antes. É ter respeito pela raiz. Pela história. E pela vida."

A campanha, que conta também com artistas como Anitta, Glória Pires, Marcos Palmeira, Dira Paes, Klebber Toledo, Xamã, Alejandro Claveaux e outros, busca sensibilizar a sociedade sobre a importância dos povos indígenas e de suas terras para a preservação das florestas e o enfrentamento à crise climática.

Com seu jeito único de comunicar, Juliette finaliza com o lema que já virou hashtag: "Brasil Indígena. Terra Demarcada." E prova mais uma vez que sua voz ecoa muito além dos palcos.


https://bahia.ba/entretenimento/juliette-emociona-ao-defender-povos-indigenas-em-campanha-urgente-quem-tem-raiz-resiste/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source