From Indigenous Peoples in Brazil

Noticias

MPF entra com ação para remover plantação de soja transgênica da Terra Indígena Xapecó, em Santa Catarina

28/01/2025

Fonte: MPF - https://www.mpf.mp.br



O Ministério Público Federal (MPF) entrou com ação civil pública contra um não indígena pelo plantio ilegal de soja transgênica em uma área de 58 hectares dentro da Terra Indígena Xapecó, nos municípios de Ipuaçu e Entre Rios, em Santa Catarina.

Segundo a ação, fiscalização do Ibama comprovou que organismos geneticamente modificados estavam sendo cultivados irregularmente na terra indígena. A ação requer a condenação do não indígena para que remova os transgênicos plantados naquela área e não realize novos plantios.

De acordo com o artigo 1o da Lei no 11.460/2007, são proibidos a pesquisa e o cultivo de organismos geneticamente modificados nas terras indígenas e áreas de unidades de conservação, exceto nas Áreas de Proteção Ambiental.

Na ação, o MPF pede que o não indígena seja condenado a indenizar a comunidade indígena pelo lucro obtido com a atividade ilícita - mais-valia ambiental - e por danos morais coletivos pelo uso irregular do território. Segundo o MPF, o conceito de 'mais-valia ambiental' considera que o infrator deve reembolsar à coletividade o proveito econômico obtido pela exploração ilegal de atividade, em desrespeito às normas ambientais e de biossegurança.


https://www.mpf.mp.br/sc/sala-de-imprensa/noticias-sc/mpf-entra-com-acao-para-remover-plantacao-de-soja-transgenica-da-terra-indigena-xapeco-em-santa-catarina
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.