From Indigenous Peoples in Brazil

News

 Funai apoia presença de professores indígenas no V Congresso Internacional Mundos Indígenas

07/01/2025

Fonte: FUNAI - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) tem impulsionado a participação indígena em todos os espaços de discussão sobre temáticas diversas. O objetivo é empoderar as comunidades e promover a ampliação da cultura indígena. Para isso, entre outras ações, a autarquia indigenista forneceu apoio logístico para a participação de professores indígenas do povo Potiguara, da Paraíba, no V Congresso Internacional Mundos Indígenas. Entre os dias 21 de novembro e 3 de dezembro de 2024, os professores indígenas Joana Damasceno e Daniel Santana marcaram presença no evento internacional que reuniu pesquisadores indígenas e não indígenas de diversos países na Polônia, França, Espanha e Portugal.

Joana Damasceno compartilhou a história do povo Potiguara, que resiste no mesmo território desde o período colonial. Ela destacou a importância do evento para fortalecer o protagonismo indígena e apresentar a cultura Potiguara. "Para mim, participar deste evento foi um desafio e uma conquista. Nunca havia saído do meu território ou do meu país, e representar o meu povo em um cenário internacional foi uma experiência transformadora. Foi uma oportunidade única como professora e pesquisadora, marcada por trocas de conhecimento, confrontos culturais e um aprendizado enriquecedor", destacou a professora.

Para Daniel Santana, o Congresso representou um importante espaço de intercâmbio cultural. Ele conta que o evento proporcionou a oportunidade de discussões sobre cultura, identidade, cosmologia, espiritualidade, ancestralidade, educação indígena, meio ambiente e a hidrografia da etnia Potiguara.

"O professor e pesquisador indígena é um fomentador do conhecimento, que sempre está fazendo a diferença em qualquer evento que participe ou no espaço que esteja presente. Foi um prazer representar o meu povo e ter a certeza que foi um momento de trocas e ampliação dos conhecimentos, na certeza de retorno significativo para a comunidade indígena e fortalecimento da Educação Escolar Indígena Potiguara", enfatizou.

A participação dos professores Potiguara no Congresso internacional reforça a missão da Funai de promover e proteger os direitos dos povos indígenas, incluindo o acesso à educação e a valorização de suas culturas e identidades. Também consolida a importância da pesquisa e da produção científica sobre os povos indígenas, contribuindo para a ampliação do conhecimento e o combate aos desafios enfrentados por esses povos.

Território é cultura
A Funai defende a demarcação e proteção das terras indígenas como o principal meio para assegurar o acesso a direitos e preservação cultural aos povos indígenas. Em 2024, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou a homologação da Terra Indígena Potiguara de Monte-Mor, localizada nos municípios de Marcação e Rio Tinto, na Paraíba. O ato presidencial reconhece o trabalho minucioso e técnico da Funai para a demarcação do território, destinado à posse permanente do povo indígena Potiguara.

A TI Potiguara de Monte-Mor possui rica biodiversidade e está localizada em áreas com relevante interesse ecológico, incluindo manguezais e zonas de proteção ambiental, no bioma Mata Atlântica. O processo de demarcação começou em 2001 com a formação de um Grupo Técnico, seguido pela publicação do relatório em 2004. Em 2007, foi emitida a portaria declaratória e, em 2009, a Funai fez a demarcação física dos limites.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-apoia-presenca-de-professores-indigenas-no-v-congresso-internacional-mundos-indigenas
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source