From Indigenous Peoples in Brazil

News

 Science publica artigo assinado por cientistas indígenas do Alto Rio Negro, no Amazonas

15/12/2024

Fonte: Portal Amazonia - https://portalamazonia.com



A revista norte-americana Science publicou no dia 12 de dezembro um artigo assinado por cientistas indígenas da Região do Alto Rio Negro, no Amazonas. O texto, intitulado 'Indigenizando a ciência da conservação para uma Amazônia sustentável' é assassinado por cientistas dos povos Tukuya, Tukano, Bará, Baniwa e Sateré-Mawé, além de pesquisadores não indígenas.

O trabalho, assinado por Carolina Levis, Justino Rezende, João Paulo Barreto, Silvio Barreto, Francy Baniwa, Clarinda Sateré-Mawé, Fábio Zuker, Ane Alencar, Miqueias Mugge, Rodrigo Moraes, Agustín Fontes, Marina Hirota, Carolos Fausto e João Biehl, fala sobre o conhecimento dos indígenas da Região do Alto Rio Negro e como isso pode impactar na ciência e também na conservação da biodiversidade da Amazônia.

"As comunidades científicas devem fazer tentativas sérias para estabelecer procedimentos para colaboração transdisciplinar e intercultural, envolvendo povos indígenas e suas teorias e práticas para efetivamente aumentar e melhorar a pesquisa, a política e a ação de conservação", diz um trecho do artigo.

A pesquisa também fala sobre a importância da Amazônia como um campo de promoção do diálogo entre as ciências ocidentais e indígenas.

"A Amazônia armazena entre 150 e 200 bilhões de toneladas de carbono em seu solo e vegetação e abriga mais de 410 grupos étnicos indígenas distintos que detêm direitos territoriais sobre 27% da região", completa o estudo.

"Esses povos diversos desenvolveram um profundo conhecimento ecológico da dinâmica florestal e contribuíram para ecologias florestais sustentáveis por mais de 12.000 anos. A rede existente de territórios indígenas reflete a resiliência dos povos indígenas sobreviventes após séculos de genocídio e epistemicídio", explica.

Por fim, os pesquisadores também abordam as práticas realizadas pelos indígenas do Alto Rio Negro "para estabilizar o mundo e garantir que ele permaneça o mais equilibrado possível".

"Nas perspectivas indígenas que apresentamos, os humanos são encarregados de cuidar da terra e criar um ambiente saudável para a coexistência, oferecendo nutrição que pode ajudar todos os participantes do ecossistema", finaliza.

https://portalamazonia.com/educacao/science-artigo-cientistas-indigenas-am/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source