From Indigenous Peoples in Brazil

News

 Programa de formação de "Operadores Indígenas de Direito" coordenado por advogados indígenas está entre os 12 finalistas do prêmio do Instituto Innovare 2024

10/10/2024

Fonte: CIR - https://cir.org.br



O Programa de Formação " Operadores Indígenas de Direito", uma iniciativa histórica da organização, coordenado pelos advogados indígenas do Conselho Indígena de Roraima (CIR) e criado durante a atuação na organização da advogada, Joenia Wapichana, é finalista entre as 12 iniciativas da 21 ª edição do Prêmio do Instituto Innovare 2024.

Escolhidos pela Comissão Julgadora formada por profissionais e autoridades do meio jurídico, a lista dos dois premiados e dos doze finalistas foi apresentada nesta quarta-feira (10). Os finalistas concorrem em 6 categorias, são elas: Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania.

O programa concorre na categoria Advocacia, com a iniciativa " Advocacia indígena nos territórios: Formação dos Operadores Indígenas de direito" coordenado pelos advogados indígenas Junior Nicacio Wapichana, advogado, coordenador da Prática e instrutor; Ivo Cipio Macuxi e Fernanda Felix Wapichana, advogados e instrutores.

Para o advogado, Junior Nicácio, esse resultado representa a atuação dos operadores e também a importância da advocacia indígena na consolidação dos trabalhos junto às comunidades e os operadores. " Esse resultado representa a atuação dos operadores em suas comunidades indígenas, que levam informações e contribuem na defesa dos direitos, principalmente dos direitos ao territórios e direitos coletivos das comunidades. Também reforça a nossa atuação, enquanto advogados indígenas, de estarmos contribuindo com as comunidades e dos operadores na consolidação dessas atividades", destacou.

Criado há mais de duas décadas, o programa operadores indígenas de direito, é desenvolvido pelo Departamento Jurídico do Conselho Indígena de Roraima (CIR). Foi planejado para dar suporte às regiões e comunidades indígenas para atuarem na defesa dos direitos e territórios.

Nos últimos anos, a formação priorizou o fortalecimento dos sistemas jurídicos indígenas, através da elaboração dos " Regimentos Comunitários" e elaboração do Protocolo de Consulta. Anualmente, os advogados indígenas promovem encontros de avaliação e planejamento de trabalho. Além disso, durante o ano, visitam as regiões para acompanhar as atividades dos operadores, realizando palestras e rodas de conversas. Todas as oficinas são realizadas nos territórios, que duram de dois a quatro dias.

A ação é pioneira no Brasil, e tem cerca de 80 lideranças que atuam como mediadores de conflito e conciliadores, nas 11 etnoregiões do estado de Roraima, alcançando aproximadamente 270 comunidades indígenas.

O Prêmio Innovare, é uma das mais bem conceituadas premiações da justiça brasileira. Está na 21ª edição, e tem a finalidade de identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da justiça no Brasil. É realizado pelo Instituto Innovare, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Advocacia Geral da União, de associações jurídicas e conselhos de justiça do país e tem o apoio do Grupo Globo.

O resultado será divulgado no dia 11 de dezembro, em cerimônia no Supremo Tribunal Federal (STF).

https://cir.org.br/site/2024/10/10/programa-de-formacao-de-operadores-indigenas-de-direito-coordenado-por-advogados-indigenas-esta-entre-os-12-finalistas-do-premio-do-instituto-innovare-2024/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source