From Indigenous Peoples in Brazil

News

 MPF garante fornecimento de energia elétrica e repasse de verbas pela Funai aos indígenas Avá-Canoeiros (GO)

23/05/2024

Fonte: MPF - https://www.mpf.mp.br



Uma nova linha de transmissão foi construída pela Equatorial Energia e a Funai repassará diretamente à comunidade royalties pagos por Furnas

A atuação do Ministério Público Federal (MPF) garantiu à comunidade indígena da etnia Ãwa, mais conhecida como Avá-Canoeiro, localizada em Minaçu (GO), o repasse de verbas pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para que a própria comunidade possa gerenciar os recursos de acordo com as suas necessidades. Além disso, também foi garantido o fornecimento de energia elétrica, por meio da construção de uma nova linha de transmissão pela Equatorial Energia.

A instalação da linha de transmissão é resultado de inquérito instaurado pelo MPF para apurar a falta de energia na aldeia Jatobá do povo Avá-Canoeiro, que estava causando prejuízos à comunidade em suas atividades diárias e em tratamentos de saúde. Apesar de ter parte de suas terras inundadas por uma das maiores hidrelétricas do país, somente agora a comunidade foi beneficiada com a conclusão da instalação da rede elétrica.

Já os recursos repassados são oriundos dos royalties devidos por indenizações da geração de energia elétrica em convênio celebrado entre a empresa Furnas S.A. e a Funai, distribuídos aos municípios inundados pelo reservatório da Usina Hidrelétrica Serra da Mesa. De acordo com o Decreto Legislativo no 103/1996, deve ser destinado à comunidade indígena Avá-Canoeiro dois por cento dos royalties por também ter tido parte de suas terras inundadas.

Em 2021, o MPF, por meio do procurador da República José Ricardo, expediu recomendação à Funai, para que repassasse mensalmente aos Avá-Canoeiros o valor de R$ 60 mil, referentes à compensação. O valor deveria ser creditado em conta administrada pelos próprios integrantes do povo indígena. Em reunião realizada no último dia 15 de abril com a Procuradoria Federal Especializada da Funai, com a participação do procurador da República Wilson Rocha Fernandes Assis, chegou-se a acordo para liberação dos recursos para a comunidade, por meio de sua associação.

Segundo o procurador Wilson Assis, esses recursos nunca tinham sido liberados diretamente para a comunidade, em razão do instituto do "patrimônio indígena", previsto no Estatuto do Índio (lei no 6001/73). Segundo essa lei, cabe à Funai a gestão do "patrimônio indígena" e da "renda indígena". Para o MPF, no entanto, esse instituto é um resquício ultrapassado do regime tutelar, que foi superado pela Constituição Federal de 1988.

"A solução exitosa, fruto do diálogo entre o MPF e a Funai, torna o caso Avá-Canoeiro emblemático, pois poderá orientar a solução de outras situações semelhantes que envolvem a gestão de recursos titularizados pelas comunidades indígenas por parte da Funai", afirma Wilson Assis.

A presidente da associação da comunidade indígena, Kamutaja Silva Ãwa, manifestou a gratidão pelas conquistas alcançadas. "Quero agradecer, em nome da associação do povo Ãwa de Goiás, ao MPF pelo apoio dado a nós na luta pelas conquistas de acesso à energia na comunidade e também a uma nova parceria da gestão do recurso da renda indígena junto à Funai, iniciando um processo de autonomia do próprio povo. Fortaleço, na oportunidade, a importância da rede de apoio à luta dos povos indígenas e da atuação do MPF em defesa de nossos direitos já existentes. Estas conquistas são do povo Avá-Canoeiro, que só foram possíveis com a participação da nossa rede de apoio", afirmou Kamutaja.

https://www.mpf.mp.br/go/sala-de-imprensa/noticias-go/mpf-garante-fornecimento-de-energia-eletrica-e-repasse-de-verbas-pela-funai-aos-indigenas-ava-canoeiros-go
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source