From Indigenous Peoples in Brazil

News

 Indígenas pataxós brigam por território e pedem suspensão de leilão de terreno em Trancoso

01/04/2024

Autor: Esther Morais

Fonte: Correio 24 Horas - correio24horas.com.br



Justiça Federal de Eunápolis indeferiu solicitação

Indígenas Pataxó em Porto Seguro, no sul da Bahia, tentaram evitar a venda de uma área no distrito de Trancoso que aconteceu na manhã desta segunda-feira (1o) por meio de um leilão. Segundo as representações locais, parte da extensão que foi à leilão é território indígena, onde vivem cerca de 30 famílias. A comunidade entrou com um pedido judicial para suspender a venda do local, mas a Justiça Federal indeferiu a solicitação.

"Essa área já foi ocupada pelo meu bisavô e avô e desde então tem sido ocupada de forma ininterrupta. Há documentos históricos que comprovam a presença de indígenas Pataxós na região e até hoje ocupamos a região", afirma Emerson Pataxó, presidente da Associação de Jovens Indígenas Pataxó (AJIP).

Em nota, a Justiça Federal informou que o Juízo Federal da Vara Única da Subseção Judiciária de Eunápolis - que avaliou o processo - negou o pedido porque "não há, nos autos, elementos que justifiquem a sua postergação por demandas ou ocupações formuladas por indígenas [...] e que, segundo informações prestadas no processo pelo leiloeiro oficial, a área sequer é demarcada ou ocupada por indígenas".

O documento também informa que, em imagens recentes do último dia 22, mostram que não havia nenhum indígena no local e não há qualquer prova de demarcação da área.

O presidente da Ajip, no entanto, contesta a decisão judicial. "As palavras do juiz são mentirosas. É muito fácil tentar chegar dentro da nossa comunidade pelo ar [avião] quando na verdade nossas casas estão debaixo da árvore por se tratar de um local muito quente, além do nosso compromisso de décadas de proteger a restinga e Mata Atlântica", argumenta.

O leilão foi feito sob a alegação de que os proprietários estariam adotando medidas para obtenção de fiança bancária. Em nota, a Justiça ainda justificou que não seria possível a suspensão ou o cancelamento do leilão, uma vez que o proprietário não pagou a dívida, nem nomeou bens à penhora. Diante disso, o oficial de justiça penhorou o imóvel indicado.

O terreno em questão está situado na foz do Rio Verde e foz do Rio Frades, em um lugar denominado "Fazenda Reunidas Itaquena". A área está avaliada em cerca de R$ 90 milhões. Ainda não há informações se o terreno foi arrematado.

A reportagem solicitou informações sobre o processo de demarcação da área para o Ministérios dos Povos Indígenass e aguarda retorno.


https://www.correio24horas.com.br/minha-bahia/indigenas-pataxos-brigam-por-territorio-e-pedem-suspensao-de-leilao-de-terreno-em-trancoso-0424
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source