From Indigenous Peoples in Brazil

News

Representantes da Funai recebem estatueta Omama que simboliza a luta contra o garimpo ilegal

12/04/2024

Fonte: Funai - https://www.gov.br



Representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) receberam a estatueta Omama, símbolo de luta e resistência, como pedido para que não esqueçam das dificuldades que os povos indígenas enfrentam diariamente frente ao garimpo ilegal em seus territórios. O gesto foi direcionado à presidenta da Funai, Joenia Wapichana; às diretoras de Proteção Territorial e de Proteção ao Desenvolvimento Sustentável, Janete Carvalho e Lúcia Alberta, respectivamente, à coordenadora regional de Roraima, Marizete de Souza, e à coordenadora da Frente de Proteção Yanomami e Y'ekuana, Elayne Maciel, durante a II Assembleia Geral do Povo Yanomami da URIHI, realizada na quarta-feira (10), em Roraima.

O "Custo do Ouro" é uma forma simbólica de reconhecimento e protesto dos povos, através da Associação Urihi Yanomami, contra o avanço do garimpo ilegal nas terras indígenas. Segundo o líder da Associação, Júnior Hekurari, a estatueta é feita de barro e possui o formato da divindade Omama, o guerreiro, criador e protetor da Amazônia e do povo Yanomami. "Ele é um símbolo da resistência e da proteção, por isso entregamos a estatueta àqueles que lutam em defesa dos direitos do nosso povo, para que não esqueçam do sofrimento dos indígenas e os problemas causados pela extração ilegal do ouro nos territórios indígenas", explica Hekurari.

Durante a cerimônia, que ocorreu na Região de Surucucu, na Terra Indígena Yanomami, as lideranças denunciaram o rastro deixado pela extração de ouro e como isso afeta suas rotinas, com a contaminação dos rios e o desmatamento das florestas. Além das representantes da Funai, a estatueta também foi entregue ao procurador do Ministério Público Federal (MPF), Alisson Marugal, ao Ministério dos Povos Indígenas (MPI), à Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) e, de forma simbólica, à Casa de Governo representando o presidente Lula.

Oscar 2023

Para chamar atenção à causa indígena, a Associação levou o prêmio "Custo do Ouro" à cerimônia do Oscar em 2023. Foram entregues estatuetas de madeira aos vencedores da premiação, como forma de protesto contra o garimpo ilegal no território Yanomami. À época, Júnior Hekurari afirmou que a estatueta entregue aos premiados serviria para representar o contexto de sofrimento de toda a população afetada pelo garimpo ilegal.

Assessoria de Comunicação/Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/representantes-da-funai-recebem-estatueta-omama-que-simboliza-a-luta-contra-o-garimpo-ilegal
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source