From Indigenous Peoples in Brazil

News

 Mercúrio apreendido tinha como destino garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé

27/02/2024

Autor: Cecília Nobre

Fonte: Mídia Jur - https://www.midiajur.com.br



O passageiro e o suposto dono do mercúrio foram presos e encaminhados para PF, em Cáceres.

Os dois suspeitos detidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e presos pela Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (27), transportavam aproximadamente 100 quilos de mercúrio destinados para o abastecimento de garimpos ilegais na região da Terra Indígena Sararé, no município de Pontes e Lacerda.

Segundo a PRF, em abordagem a um automóvel Polo, no km 294, da BR-174, na noite desta segunda-feira (26), os agentes abordaram um motorista e localizaram, no interior do veículo, cinco sacos de pano que escondiam recipientes abastecidos de mercúrio, sem a nota fiscal de procedência.
Conforme depoimento, o metal pertencia ao passageiro do carro de aplicativo contratado para a viagem de Ariquemes (RO) para Pontes e Lacerda, onde a PRF acompanhou e efetuou a prisão do destinatário, que declarou ter adquirido o mercúrio em Porto Velho (RO) por um valor de R$ 30 mil e que comercializaria em Pontes e Lacerda.
PRF apreende 100 kg de mercúrio e prende proprietário

O passageiro e o suposto dono do mercúrio foram presos e encaminhados para PF, em Cáceres, que deu início às investigações.

Após prestar depoimento à Polícia Federal, o motorista de aplicativo foi liberado por não haver indício de participação no crime. Os dois presos foram autuados pelos crimes do art. 334-A, § 1o, V, do Código Penal, importar ou exportar mercadoria proibida, e art. 56 da Lei 9.605/98, abandono de produtos ou substâncias nuclear ou radioativa, cujas penas somadas podem chegar a nove anos de reclusão.

A Polícia Federal prosseguirá com as apurações visando a maiores informações sobre a origem do mercúrio apreendido, bem como à identificação de outros envolvidos no esquema criminoso.

(Com assessoria)

https://www.midiajur.com.br/geral/mercurio-apreendido-tinha-como-destino-garimpo-ilegal-na-terra-indigena-sarare/55673
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source