From Indigenous Peoples in Brazil

News

 Indígenas criam grupo de vigilância para se proteger de garimpeiros e grileiros na Terra Wai Wai, em Roraima

19/05/2023

Autor: G1

Fonte: https://g1.globo.com/



https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2023/05/19/indigenas-criam-grupo-de-vigilancia-para-se-proteger-de-garimpeiros-e-grileiros-na-terra-wai-wai-em-roraima.ghtml
Expulsos da Terra Indígena Yanomami, garimpeiros agora tentam invadir outros locais, como o território do povo Wai Wai, localizado a cerca de 350 quilômetros de Boa Vista. O território foi delimitado em 2002 e homologada em 2003.

Expulsos da Terra Indígena Yanomami, em Roraima, garimpeiros agora tentam invadir outros locais, como o território do povo Wai Wai. Para se proteger, os próprios indígenas criaram um grupo de vigilância.

A Terra Indígena Wai Wai está localizada a cerca de 350 quilômetros de Boa Vista. Foi delimitada em 2002 e homologada em 2003. Uma área de pouco mais de 400 mil hectares, terreno fértil para a produção de castanha - a principal renda das comunidades.

O garimpo já havia sido um problema para o povo indígena Wai Wai. Em 2012, a Polícia Federal tirou muitos invasores das terras indígenas. Agora, com a pressão sob os garimpos ilegais da terra Yanomami, a suspeita das lideranças Wai Wai é de que os invasores estejam retornando.

Além dos garimpeiros, os indígenas também sofrem com grileiros, que tentam se apossar da terra. O grupo de vigilância fotografou várias placas com nomes identificando lotes no território.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source