From Indigenous Peoples in Brazil

News

 Alunos do mestrado indígena da Uepa participam de aula inaugural

19/08/2019

Autor: Ize Sena

Fonte: Agência Pará - http://www.agenciapara.com.br



O Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Indígena (PPGEEI) realiza a aula inaugural nesta terça-feira (20), às 9h, no auditório Paulo Freire do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa, em Belém. O mestrado é uma parceria entre as universidades do Estado do Pará (Uepa), Federal do Pará (UFPA), Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e a Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Foram aprovados no total 18 alunos.

São duas linhas de pesquisa: Currículo, modos de fazer e avaliação em educação escolar indígena e Planejamento e produção de materiais didáticos na escola indígena. O doutor em Antropologia, Gersem Baniwa, indígena e pertence a etnia Baniwa, realizará a palestra com o tema Educação escolar indígena na Amazônia: percursos e desafios.

"Os alunos têm a clareza que eles precisam cada vez mais se especializar. E eles querem uma educação que contemple as coisas que eles fazem, o que interessa a eles, porque isso significa a manutenção da história, o fortalecimento das identidades indígenas", disse a coordenadora do PPGEEI, Ana Lídia Nauar.

A coordenadora também ressaltou o objetivo do mestrado. "A proposta é que a identidade indígena seja preservada, que essa educação contribua para o fortalecimento dessa identidade, para o reconhecimento dos direitos deles, da cidadania", contou.

Serviço:
Aula inaugural de mestrado indígena

Data: terça-feira (20)

Hora: 9h

Local: auditório Paulo Freire do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa

Endereço: travessa Djalma Dutra, s/n, bairro do Telégrafo.



http://www.agenciapara.com.br/noticia/14391
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source