From Indigenous Peoples in Brazil

News

 Tuxaua é morto ao sair para comprar pão, no Nova Cidade

06/08/2019

Autor: Caarla Albuquerque

Fonte: Toda Hora - https://todahora.com



O tuxaua Carlos Alberto Oliveira de Souza, 44, da etnia Apurinã, foi assassinado, na manhã desta terça-feira, 6/8, com um tiro na nuca, logo após ter saído de casa para comprar pão, no Conjunto Cidadão 12, no Nova Cidade, na zona Norte de Manaus. O crime, segundo o tenente da 26ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) Ricardo Lima, foi praticado por um grupo de cinco homens, que fugiu em um veículo e em uma moto que roubaram de um sargento da Polícia Militar (PM). A suspeita é de que foi morto por não compactuar com o tráfico de drogas.

O tenente informou que o crime ocorreu por volta das 7h30, na Avenida Coletora 2. De acordo com o policial, Carlos estava a caminho de um comércio para comprar pão, quando foi surpreendido pelos atiradores. Conforme Ricardo, os suspeitos chegaram ao local em um carro e passaram a atirar. Foram efetuados cerca de oito disparos, sendo que um atingiu a nuca do indígena, que morreu no local.

Após o crime, parte dos suspeitos fugiu em um carro e outros dois roubaram a moto de um sargento da PM, que passava pelo local. Próximo a área onde o crime foi praticado, os policiais encontraram roupas e há a suspeita de que foram usadas pelos atiradores.

De acordo com o tenente, a suspeita é de que o tuxaua foi morto devido as atividades que fazia junto à comunidade contra o tráfico de drogas. No último sábado, segundo o policial, o indígena já havia sofrido um ataque, quando um grupo criminoso invadiu a casa do tuxaua a procura dele, mas não o encontrou no local.

Além de policiais da 26ª Cicom, investigadores da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).


https://todahora.com/articulos/tuxaua-%C3%A9-morto-ao-sair-para-comprar-p%C3%A3o-no-nova-cidade
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source