From Indigenous Peoples in Brazil

News

 Tuxaua indígena é executado a tiros perto de casa, em Manaus

06/08/2019

Fonte: G1 - https://g1.globo.com



Carlos Alberto de Souza, registrado pela Funai como Mackpak, saía de casa para comprar pão, segundo a Polícia Civil.

Um Tuxaua, indígena da etnia Apurinã, de 44 anos, foi executado a tiros na manhã desta terça-feira (6). Ele foi baleado perto de casa, em um conjunto habitacional no bairro Monte das Oliveiras, na Zona Norte de Manaus.

Carlos Alberto de Souza - ou Mackpak, segundo seu registro indígena na Funai -, saiu de casa para comprar pão pouco antes das 8h. Depois de caminhar alguns metros pela via, dois suspeitos se aproximaram a pé e atiraram contra o indígena.

Segundo a perícia, o corpo do tuxaua tinha mais de dez perfurações, que podem ser de entrada ou saída. Estima-se, inicialmente, que foram, ao menos, cinco tiros. O resultado sairá após exame de necrópsia.

O Tuxaua - cargo que atua como liderança dentro de uma comunidade - morreu no local. Segundo sua namorada, ele era a favor da invasão de terras no "Cemitério dos Índios", que também fica na Zona Norte de Manaus, e devia sofrer ameaças.

"Eu só sei uma coisa: estão matando os indígenas. Tem alguém ameaçando eles, pois tão (sic) matando os indígenas. Ele era tuxaua, uma liderança daqui. Ele apoiava a invasão [Cemitério dos Índios]", disse a mulher, que preferiu não se identificar.

A região citada pela namorada, que não quis se estender no assunto, é o "Cemitério dos Índios", uma área de invasão localizada na Zona Norte de Manaus. A região e o imbróglio de posse são monitorados por órgãos federais. Lideranças indígenas defendem que a área, hoje alvo de invasões e depredações, lhes é de direito ancestral e tentam obter posse legítima da terra.

A dupla de atiradores, após a execução, abordou um homem que passava de moto pelo local, roubou o veículo e fugiu. Ainda segundo a polícia, três camisas que foram deixadas próximo ao local do crime e que podem ter sido usadas pelos criminosos foram recolhidas.

O corpo do tuxaua foi conduzido ao Instituto Médico Legal (IML). O caso ficará sob responsabilidade da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), que esteve presente no local e colheu informações para dar início às investigações.


https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2019/08/06/tuxaua-e-morto-a-tiros-em-manaus-e-namorada-apela-estao-matando-os-indigenas.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source