From Indigenous Peoples in Brazil

News

 Índios põem fogo em ponte para proteger terras e impedir tráfico de madeira em MT

25/03/2019

Autor: José Pereira

Fonte: G1 https://g1.globo.com/



Índios da terra Manoki, em Brasnorte, a 580 km de Cuiabá, colocaram fogo em na ponte sobre o Rio Membeca, no sábado (23), para impedir a retirada de madeira ilegal da área de preservação.

No mesmo dia, produtores rurais divulgaram um vídeo nas redes sociais, alegando que, em razão do fogo e da impossibilidade de atravessar a ponte, teriam que desviar a rota e rodar quilômetros a mais para escoar a soja colhida da região.

Entretanto, segundo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a ponte seria usada como rota diária para crimes ambientais e fuga do fluxo de fiscalização.

De acordo com o chefe da unidade técnica do Ibama em Juína, a 737 km da capital, Evandro Carlos Selva, a ponte dá acesso a algumas propriedades rurais, mas também serve para criminosos que têm o intuito de roubar madeira da terra indígena.

A Fundação Nacional do Índio (Funai) informou que aTerra Indígena Manoki foi declarada em 2008. No entanto, por não ter sido homologada ainda, a região está em litígio e é alvo permanente de invasores e de conflitos.

Ainda segundo a Funai, não é a primeira vez que os índios que os índios assumem uma postura radical para combater a extração de madeira.


A polícia deve investigar o caso, já que um boletim de ocorrência foi registrado por produtores rurais.

A Secretaria de Obras de Brasnorte informou que um engenheiro deve ir até o local para analisar o que precisa ser feito para reestruturar a ponte.


https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2019/03/25/indios-poem-fogo-em-ponte-para-proteger-terras-e-impedir-trafico-de-madeira-em-mt.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source