From Indigenous Peoples in Brazil

News

 A verdadeira imagem de um povo

13/04/1982

Fonte: Jornal de Brasília (Brasília - DF)



Documentos anexos


Exposição tem réplica de maloca

Na III Moitara - Exposição e Feira de Artesanato Indígena, em comemoração a Semana do Índio, os indígenas dos povos Wayana e Apalai do Tumucumaque apresentam uma réplica em tamanho reduzido das malocas chamadas Polotopo. Dentre os artesanatos expostos também estão presentes dos Kayapós e todo o dinheiro arrecadado durante a feira será redirecionado para cada povo.
Também hoje o ministro do Interior Mário Andreazza junto com o presidente da Funai (Paulo Moreira) será recebido no Xingu em respeito a abertura oficial da Semana do Índio.

Não há tribos na geoeconômica

Segundo o professor Roque de Barros não há indígenas na região de Brasília e sua construção não pode ser responsabilizada pelo desaparecimento desses povos, que foram afugentados na época dos bandeirantes. Os grupos mais próximos da região de Brasília seriam os Karajá e Javaé, que vivem na Ilha do Bananal. Todos esses povos, da Ilha do Bananal e de região próxima, já teriam, segundo o professor, sido assimilados culturalmente.

Educação como forma de defesa

Em convênio com a Funai a Casa do Ceará recebe indígenas em trânsito ou estudantes em Brasília. Segundo o estudantes Jeremias (Xavante), estudar é uma forma dos indígenas aprenderem coisas boas do branco e levar para as próximas gerações indígenas para que eles aprendam a se defender. Segundo ele, a Funai tem dado bastante apoio ao índio, mas chegará um dia em que o índio não precisará mais do órgão. Para ele a Semana do Índio é uma forma de mostrar o que sabe o índio à uma população desinteressada.

Estudantes

Para o professor Roque de Barros, ainda que haja um aumento no interesse pela Antropologia, há uma evasão daqueles interessados em pesquisar na área indígena. O motivo seria a dificuldade de se conseguir autorização de pesquisa da Funai. Ele vê o trabalho do antropólogo pesquisador da cultura indígena como um trabalho que não se restringe meramente ao "acadêmico", frente a necessidade de "tomar partido" ao lado dos interlocutores. Aponta, ainda, que o problema mais grave enfrentado pelos indígenas diz respeito a posse da terra, com a dificuldade da demarcação e a ameaça dos grandes empreendimentos.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source