From Indigenous Peoples in Brazil

News

 Já ouviu falar em etnoturismo? Saiba onde praticar no Brasil

13/06/2017

Fonte: WebAdventure webadventure.com.br



Você já ouviu falar em etnoturismo? O nome pode parecer estranho, mas nada mais é do que o turismo em terras indígenas. Para quem vive em cidades grandes cercado de prédios e carros, pode ser uma experiência e tanto conhecer a rica cultura indígena, cheia de costumes, crenças e hábitos diferentes dos nossos.

Mas é preciso ficar atento, pois não é toda reserva indígena que está aberta à visitação no Brasil. Muitos povos preferem não ter contato com pessoas de fora para preservarem seus costumes. Já outros, permitem que algumas agências especializadas e com autorização da FUNAI (Fundação Nacional do Índio), organizem passeios para os visitantes imergirem nessa cultura.

O Webventure listou alguns destinos brasileiros onde é possível praticar o etnoturismo e conhecer a magia dos povos indígenas, dá uma olhada:

Xingu - Mato Grosso

O Parque Indígena do Xingu é uma das aldeias mais conhecidas no mundo todo. O local fica ao norte do Mato Grosso e ocupa uma área com cerca de 30 mil quilômetros quadrados. Lá, é possível conhecer várias etnias diferentes, como a Trumai e a Wauja.

Algumas agências locais de turismo montam roteiro completo para os visitantes com até três dias. Nesse período os visitantes podem assistir a danças e rituais, ouvir histórias e lendas indígenas, e participar do dia a dia da comunidade.

Porto Seguro - Bahia

A cidade é um marco do contato entre portugueses e indígenas no Brasil e um dos melhores destinos para quem quer conhecer vários povos em uma região só, pois são diversas tribos diferentes concentradas em Prado, Prado, Itamaraju, Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro.

Os locais recebem cerca de 50 mil visitantes entre os meses de dezembro e fevereiro. A recepção é feita à caráter - vestidos e pintados conforme a tribo - com danças e rituais próprios do povo. Algumas tribos permitem que os visitantes pratiquem arco e flecha, degustem a culinária típica e adquiram artesanatos confeccionados pelos próprios índios.

Bertioga - São Paulo

Engana-se quem pensa que no estado de São Paulo não há destinos para etnoturismo, as tribos estão mais perto do que você imagina. A Reserva Indígena Guarani do Rio Silveira fica na divisa de Bertioga e São Sebastião, tem 948 hectares. Lá vivem cerca de 300 índios da etnia tupi-guarani.
Não há agências de turismo para essa visitação, a ponte entre o visitante e a tribo é feita pela prefeitura da cidade. Lá, o turista pode conhecer hábitos tradicionais dos tupis-guaranis, além de praticar danças e assistir palestras sobre a cultura indígena.

Manaus - Amazonas

O estado do Amazonas é o que mais concentra aldeias, algumas são completamente isoladas, enquanto outras, como a de Tupé, recebem os turistas com apresentações de dança, exposição de artesanato e até conversa com o pajé - líder da tribo.

Para chegar à tribo o visitante viaja cerca de uma hora de barco pelo Rio Negro e caminha por uma trilha na mata. A Aldeia ainda é muito bem preservada e consegue manter suas raízes indígenas.

Caraíva - Bahia

A cidade abriga tribos indígenas pataxós. A aldeia de Barra Velha fica dentro do Parque Nacional do Monte Pascoal, há cerca de 6 km de Caraíva. Os visitantes podem conhecer as tribos: Kaxandó, Aldeia Mãe de Barra Velha, Tiba e Pequi.

Nessa região, os povos indígenas têm acesso a algumas tecnologias, por isso os costumes não são tão nativos, mas ainda assim vale a visita pela cultura riquíssima que eles mantêm e o contato com a natureza e as praias lindas que cercam a aldeia.

Regras para visitar aldeias no Brasil
Em 2015, a FUNAI estabeleceu novas regras para a visitação turística em terras indígenas, determinando que as agências que prestam esses serviços sejam regulamentadas pela fundação e tenham a responsabilidade de monitorar as visitas e informar às autoridades sobre a ocorrência de qualquer incidente durante o passeio, inclusive os provocados pelos próprios turistas.

Também se tornou proibido que os visitantes ingiram bebida alcoólica em terras indígenas, pesquem, caçem ou realizem atividades ligadas ao extrativismo. Além disso, o órgão também proibiu que removam qualquer material das terras indígenas, façam ou divulguem imagens sem prévia autorização ou divulguem técnicas ou conhecimentos tradicionais indígenas. Respeitando todas essas regras, a visita é super válida!



http://www.webventure.com.br/h/noticias/ja-ouviu-falar-em-etnoturismo-saiba-onde-praticar-no-brasil/34461
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source