From Indigenous Peoples in Brazil

News

 Energia elétrica é garantida à comunidade indígena pela Justiça

16/03/2017

Fonte: Circuito Mato Grosso- http://circuitomt.com.br



A comunidade indígena Umutia, localizada em Barra do Bugres (168 km a médio-norte de Cuiabá), conseguiu uma liminar (provisória) que garante o fornecimento regular de energia elétrica aos indígenas. A Justiça Federal determinou multa diária de R$ 2 mil para o descumprimento da decisão.

Em maio de 2016 um integrante da comunidade formulou uma representação contra Energisa Mato Grosso - Distribuidora de Energia Elétrica S/A. Foi denunciado a prestação irregular do serviço de fornecimento de energia elétrica.

Além disso, outros membros da comunidade já haviam feito reclamações perante a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a concessionária de energia elétrica.

Apesar das inúmeras solicitações, as falhas não foram sanadas e, diante disso, o Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendação à concessionária, que não foi cumprida, mesmo a Energisa tendo informado seu acatamento.

Com novas informações de integrantes da comunidade e da Funai sobre a permanência de falhas no fornecimento de energia elétrica, o MPF ajuizou uma ação civil pública buscando compelir a concessionária a regularizar o serviço.

Na decisão liminar, o Juiz Federal que a concedeu enfatizou que, além de verificar-se que o fornecimento de energia continua irregular e com oscilações, as concessionárias de energia elétrica prestam serviço público de natureza essencial, sujeito, portanto, às regras da eficiência e continuidade do serviço público.

Diante disso, a Energisa deve providenciar o fornecimento regular de energia elétrica à comunidade indígena Umutina, substituindo o transformador instalado na localidade. Na hipótese de o transformador instalado não apresentar nenhum defeito, deverá a concessionária viabilizar o fornecimento regular pela técnica mais apropriada.



http://circuitomt.com.br/editorias/juridico/105466-energia-elatrica-a-garantida-a-comunidade-indagena-pela-justiaa-.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source