From Indigenous Peoples in Brazil

News

 Lei específica proíbe venda de bebida alcoólica a índios menores de 18 anos

13/12/2016

Autor: Quésia Melo

Fonte: G1- http://g1.globo.com



Uma lei que proíbe a venda de bebida alcoólica a indígenas menores de 18 anos em estabelecimentos do município de Manoel Urbano, no interior do Acre, entrou em vigor nesta terça-feira (13) após ser publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

O G1 tentou contato com a Fundação Nacional do Índio (Funai), mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

O prefeito da cidade, Ale Anute Silva, afirma que a lei vai facilitar a fiscalização e também a punição dos comerciantes locais. Segundo ele, a venda ilegal causa transtornos, como brigas com facas entre os indígenas. Além disso, afirma que ao menos quatro mortes de indígenas foram registradas e a bebida alcoólica seria a principal causa.

A Associação dos Municípios do Acre (AMAC) diz que Manoel Urbano faz parte do Alto Purus onde os territórios de Povos Kaxinawá e Kulina representam 11,3% do total das terras do município. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a cidade possui uma população estimada em 8.765 habitantes.

"Existe a lei federal, mas não é respeitada, o comerciante fica sempre burlando. Tomando conhecimento da lei municipal, eles vão ficar mais receosos de fazer a venda e vamos poder fiscalizar de perto. Os índios alegam que dinheiro é deles e fazem o que querem, nós concordamos, mas queremos protegê-los. Os índios brigam, se matam e não podemos aceitar isso", destaca o prefeito.

A lei também proíbe a venda de fumo e diz que os vendedores ficam obrigados a pedir o documento de identificação do comprador. Além disso, os locais onde há a venda de álcool e cigarro devem fixar, em local visível, placas e cartazes alertando para a pena de 6 meses a dois anos de prisão para quem adquirir, usar e disseminar bebida alcoólica a indígenas.

O descumprimento da medida pode implicar em multa, cassação do alvará de funcionamento por até dois anos e até fechamento definitivo do estabelecimento. O menor flagrado usando bebida ou cigarro deve ser encaminhado ao Conselho Tutelar. Se o indígena for flagrado bêbado no meio da rua deve ser encaminhado para a Delegacia de Polícia para que seja apurado quem efetuou a venda.

Silva destaca que a medida é uma questão de saúde pública necessária para proteger os menores de idade e acredita que a situação melhore agora que a lei foi sancionada. "Não queremos punir os índios, queremos punir os comerciantes que fazem a venda ilegal. No caso de uma briga entre menores, por exemplo, podemos questionar onde foi feita e venda e ir até o local para autuar o comerciante", finaliza.



http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2016/12/lei-especifica-proibe-venda-de-bebida-alcoolica-indios-menores-de-18-anos.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source