From Indigenous Peoples in Brazil

News

Indígena do Amazonas ganha medalha internacional no tiro com arco

12/04/2016

Fonte: Portal Amazônia- http://portalamazonia.com/



O atleta indígena Nelson Silva (Inha) fez história no tiro com arco. O amazonense da etnia Kambeba ganhou a primeira medalha internacional do Projeto Arquearia Indígena, coordenado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS). Silva foi até a cidade de Phoenix, nos Estados Unidos, e conquistou o terceiro lugar da Copa Arizona de Tiro com Arco.

Nelson competiu no arco recurvo e garantiu o bronze para a seleção cadete do Brasil. O atleta só ficou atrás dos norte-americanos David Lee, campeão, e Trenton Cowles. No fim do ano passado, Nelson já havia feito história ao ganhar o título brasileiro da modalidade nas duplas mistas ao lado de Graziela Paulino, outra atleta indígena de destaque no Amazonas.

O arqueiro de apenas 15 anos ainda está no páreo para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Ainda faltam duas seletivas, e ainda que o amazonense tenha chance remota de classificação, o desempenho é considerado surpreendente.


Desafios internacionais


O bom resultado de Nelson nos Estados Unidos abre espaço para outros indígenas amazonenses também expandirem fronteiras. Em maio é a vez de Graziela Paulino competir fora do Brasil. A atleta terá uma competição na Turquia no dia 29 de maio.

O próprio Nelson também disputará um importante torneio internacional em maio. Ele, Gustavo Paulino e Dream Braga representam o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Tiro com Arco, em San Jose, na Costa Rica.



http://portalamazonia.com/noticias-detalhe/esporte/indigena-do-amazonas-ganha-medalha-internacional-no-tiro-com-arco/?cHash=8db4fbc572915b348f269ba93c012c67
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source