From Indigenous Peoples in Brazil

News

 Nasce mais um Avá-Canoeiro, em Minaçu (GO)

05/04/2016

Fonte: Funai- http://www.funai.gov.br



O terceiro filho de Niwatima Avá-Canoeiro e Kapitomy'i Tapirapé (conhecido por Parazinho) nasceu na madrugada desta segunda-feira (4). Agora são nove o número de indígenas Avá-Canoeiro na terra indígena situada no município de Minaçu, estado de Goiás. A criança nasceu de parto normal e passa bem.

Os Avá-Canoeiro pertencem a um ramo da família linguística Tupi-Guarani que ocupavam amplos domínios, ao longo do médio e baixo rio Tocantins, entre os estados de Goiás e Tocantins. De acordo com os primeiros registros escritos, do final do século XVIII e início do século XIX, os Avá-Canoeiro evitaram contato direto com populações de municípios e vilas das regiões em que habitavam até o final da década de 70, resistindo a processos de colonização, aldeamentos, ações missionárias, frentes de expansão agropastoris, e vivenciando conflituosos processos que resultaram em grande perda populacional do grupo devido a guerras e massacres.

A perseguição incessante e o extermínio da maioria do grupo levaram à sua dispersão e fragmentação. Parte do grupo continuou vivendo no rio Tocantins, enquanto outra parte chegou ao rio Araguaia.

O subgrupo que hoje vive no município de Minaçu, após passar por um longo período de fugas, buscou espontaneamente contato direto com a população regional em 1983. Em seguida, foi instalado em um Posto Indígena da Funai, nas margens do rio Maranhão. O grupo era formado por apenas quatro pessoas consideradas pela Funai como de recente contato.

O efetivo respeito às dinâmicas sociais indígenas em suas relações com a sociedade nacional exige do Estado o desafio da implementação de uma política indigenista não assimilacionista, pautada na defesa de direitos dos povos indígenas e observadas as singularidades dos diversos grupos.

Contudo, para alguns grupos, como é o caso dos Avá-Canoeiro, esse desafio parece ainda maior tendo em vista o alto grau de vulnerabilidade de um povo em que somente quatro indivíduos resistiram aos massacres históricos, e que não domina a língua portuguesa e os códigos da sociedade nacional.

Quando contatados oficialmente pela Funai, em 1983, os quatro Avá-Canoeiro de Minaçu eram: a mais velha Matxa, hoje com idade estimada em 78 anos; Nakwatxa, de 73 anos; Iawi, de 55 anos; e Tuia, de 43 anos.

Atualmente esse grupo, contatado e aldeado, habita uma aldeia na TI Avá-Canoeiro e soma nove indivíduos, sendo os quatro contatados em 1983, mais os dois filhos de Tuia e Iawi: Jatulika (ou Trumak), de 29 anos, e Niwatima, de 27 anos; e os três filhos de Niwatima e Kapitomy'i Tapirapé: Paxeo, de 4 anos, Wiro'i, de 1 ano e o recém-nascido.



http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/3683-nasce-mais-um-ava-canoeiro-em-minacu-go
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source