From Indigenous Peoples in Brazil

News

Criado Conselho de Educação Indígena do Médio e Baixo Xingu

29/04/2005

Fonte: Funai-Brasília-DF



Professores e lideranças das etnias Kisêdjê, Kaiabi, Txicão, Juruna, Yudjá, Ikpeng e Trumai das aldeias situadas no Médio e Baixo Xingu reunidos no Posto Indígena Diauarum, durante os dias 13 e 14 de abril, criaram o Conselho de Educação Indígena do Médio e Baixo Xingu - CEIMBX. A reunião foi promovida pela ATIX (Associação Terra Indígena Xingu) e contou com a participação de representantes da FUNAI e do ISA (Instituto Socioambiental).

O CEIMBX é formado por 13 indígenas, entre professores e representantes das aldeias, e será dirigido por uma coordenação tendo como presidente o professor Korotowi Ikpeng e Jwosipep Kaiabi Juruna como vice-presidente. O Conselho propiciará o fortalecimento da educação no Médio e Baixo Xingu, com a responsabilidade de refletir e conduzir as diversas demandas das comunidades, bem como de atuar de forma reivindicativa junto à Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso para que se cumpra as obrigações legais, especialmente em relação à oferta de formação inicial e continuada dos professores.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source