From Indigenous Peoples in Brazil

Noticias

 Índios invadem fazenda, fazem reféns e levam 600 vacas

19/10/2011

Autor: Katiana Pereura

Fonte: Midia News - http://www.midianews.com.br/



Um grupo formado por, pelo menos, 20 índios invadiu duas fazendas, instaladas dentro da Terra Indígena Urubu Branco, localizada na cidade de Confresa (1.160 km a Nordeste de Cuiabá). Na invasão, os índios da etnia tapirapé recolheram 600 cabeças de gado e as levaram para a aldeia.

O "sequestro" das vacas seria um protesto dos índios, que estão em briga judicial para a retirada dos fazendeiros de dentro da terra indígena. A invasão foi no final da tarde de terça-feira (18). Fazendeiros alegam que vivem no local desde antes da demarcação indígena e se negam a abandonar as terras.

Os fazendeiros procuraram a Polícia Civil e registraram um boletim de ocorrência, comunicando a invasão e a retirada do gado.

Segundo a denúncia, funcionários das fazendas foram feitos reféns, enquanto os índios apartavam a gado. Como se trata de conflito envolvendo disputa de uma questão indígena, o delegado entendeu que a apuração seria uma tarefa da Polícia Federal.

A Polícia Federal informou que enviou uma equipe de policiais para conter a situação. Duas equipes da Polícia Militar de Confresa fazem policiamento preventivo na aldeia e temem a revolta dos fazendeiros.

A Funai informou que possui uma decisão da Justiça para dar prosseguimento ao processo de demarcação de terra na área indígena, onde estão instalados os fazendeiros.

A Terra Indígena de Urubu Branco tem 167 mil hectares e fica localizada em Confresa. Cerca de 130 famílias de fazendeiros ocupam o local.


http://www.midianews.com.br/?pg=noticias&cat=3&idnot=66610
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.