From Indigenous Peoples in Brazil

News

 Katukinas farão pajelança na Tenda Cultural Amazônica

28/11/2003

Autor: Flaviano Schneider

Fonte: Página 20-Rio Branco-AC



Evento é paralelo à Conferência do Meio Ambiente e quer fortalecer os povos da floresta e o desenvolvimento sustentável

Ritual mostra a cultura do Acre e o sentimento de preservação da natureza


Começou ontem, em Brasília, a 'Tenda Cultural Amazônica', evento paralelo à I Conferência Nacional do Meio Ambiente, com objetivo de fortalecer a aliança sociocultural dos povos da floresta e refletir sobre os rumos do desenvolvimento da Amazônia Brasileira. O evento, que vai até o dia 30, foi organizado por entidades indígenas, daimistas e ambientalistas, e terá como atrações danças e apresentações culturais indígenas, entre elas uma pajelança dos índios Katukina, de Cruzeiro do Sul.

Dez índios Katukina conduzirão a pajelança. Eles viajaram na terça-feira para Brasília e segundo um de seus líderes, Fernando Katukina, será uma forma de mostrar a cultura existente no Acre e o sentimento de preservação da natureza. Segundo Fernando, no Acre existe a esperança de que a floresta seja mantida em pé, apesar do avanço da devastação na Amazônia. E as terras indígenas são garantia disto, pois são protegidas pelos próprios índios.

Estão previstas na programação palestras, mostra de vídeos e produtos extrativistas, atividades lúdicas, e apresentações de música e dança. Também haverá a presença de Maria Alice Campos Freire, representando o Centro de Medicina da Floresta.

O encontro pretende ressaltar a importância da dimensão cultural em todas as facetas da atividade humana, valorizando as etnias e povos que com suas experiências e modos de vida mostram ser possível a convivência respeitosa e harmônica com a floresta. Serão discutidos temas de grande relevância para a sustentabilidade socioeconômica e ambiental do Brasil.

Segundo informações dos organizadores, "No caso específico da Amazônia, a Tenda Cultural trará contribuições para o enriquecimento dos debates, envolvendo lideranças de sociedades indígenas, extrativistas e rurais discutindo suas relações com o meio ambiente e relembrando, ainda, a luta histórica de Chico Mendes pela valorização dos povos e dos saberes tradicionais da floresta".

Temas interessantes

Vários temas serão abordados durante a realização da Tenda Amazônica. Na mesa 'Ordenamento Territorial', que será realizada hoje, a partir das 14h30 (Brasília), serão abordados temas como as reservas extrativistas, os assentamentos florestais, a grilagem, as áreas de quilombos, as terras indígenas, os acordos de pesca e de manejo de lagos, as reservas de desenvolvimento sustentável, as áreas de conservação e outras estruturas de controle do território e do meio ambiente, sobretudo pelas comunidades.

No sábado, acontece a Mesa Saberes locais e Biodiversidade quando serão abordados temas como a medicina da floresta, a biopirataria, a cooperação entre pesquisa científica e conhecimento tradicional, a ameaça dos transgênicos e a importância do envolvimento local na gestão socioambiental.

Na manhã do domingo, acontece a mesa Cidadania na Floresta quando serão abordados os temas florestania, as falhas de avaliação dos impactos dos grandes projetos sobre os direitos comunitários e ambientais, a importância da questão de gênero e o crescimento da cooperação pan-amazônica sem fronteiras.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source