From Indigenous Peoples in Brazil

News

Termina incêndio no parque nacional da Serra da Canastra

17/09/2012

Fonte: ICMBio - http://www.icmbio.gov.br



O incêndio florestal que atingia há 12 dias o Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas, foi, finalmente, controlado. Segundo o chefe da unidade, Darlan de Pádua, 50 mil hectares de vegetação foram queimados. Isso equivale a 25% da área total do parque, que tem 200 mil hectares.

Durante todos esses dias, o trabalho de combate às chamas foi feito pelos brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que tiveram o apoio do Ibama e do Corpo de Bombeiros do estado.

Há a suspeita de que o fogo teria sido provocado pela ação humana, com motivação criminosa. Entre outras coisas, a chefia da unidade apurou que no dia 9 um vigilante que trabalha na administração do parque teria avistado luzes de motocicletas num local onde, logo depois, viriam a surgir quatro focos de incêndio.

Nos próximos dias, as equipes de fiscais da unidade farão uma perícia no entorno da área queimada em busca de indícios que possam confirmar essa tese. Caso ela seja comprovada, a Polícia Federal será acionada para aprofundar as investigações.

Com o fim do incêndio, o parque, que ficou fechado durante todo esse tempo, foi reaberto à visitação. "Para segurança dos visitantes e dos combatentes, bem como pela necessidade de utilização dos servidores que trabalham nas portarias, que passaram a ajudar na logística e na luta contra as chamas, o parque foi fechado até que o fogo fosse finalmente debelado", explicou Darlan.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3316-termina-incendio-no-parque-nacional-da-serra-da-canastra.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source