From Indigenous Peoples in Brazil

News

Cresce risco em Belo Monte, diz Alstom

23/03/2010

Autor: FRIAS, Maria Cristina

Fonte: FSP, Mercado Aberto, p. B2



Cresce risco em Belo Monte, diz Alstom

Maria Cristina Frias - cristina.frias@uol.com.br

Marco Costa, vice-presidente da divisão de energia da Alstom Brasil, disse ontem que o risco de um fracasso do leilão da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA), passou a "ser importante" depois da publicação do edital.

Candidata a fornecedora de turbinas, a Alstom ouviu dos consórcios ao menos dois problemas: o custo da transmissão da energia já está incluído no preço-teto definido para o leilão de R$ 83, o que reduz ainda mais o valor da tarifa por megawatt-hora; além disso, a modelagem mantém o chamado risco do submercado, aquele em que a empresa contratante da energia fica responsável por pagar a diferença de preço, caso o custo da energia no submercado Norte seja maior do que a do submercado do Sudeste.

Como a maior parte dos grandes consumidores está nessa região, empresários consideram que é um risco elevado adquirir essa energia.

"O governo fechou a porta para o mercado livre; era o consumidor que poderia ajudar a dar o equilíbrio entre a tarifa para o mercado cativo [formado pelas distribuidoras] e o mercado dos grandes consumidores, como ocorreu nas usinas do rio Madeira", explica Costa.

Em Belo Monte, o governo reservou 10% da energia para o mercado livre, mas a associação emitiu comunicado na sexta-feira em que afirma ser, no atual formato, impossível contratar a energia de Belo Monte. Isso quebra uma parte da equação para viabilizar a participação privada.

A avaliação, disse Costa, é a de que o edital não assegura nem a investidores nem a fornecedores o retorno mínimo exigido. Choradeira? Costa assegura que não. E acrescenta que, nos bastidores, interessados no projeto ainda tentam um recuo do governo, com a publicação de aditivos, a fim de flexibilizar condições do edital.

FSP, 23/03/2010, Mercado Aberto, p. B2
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source