From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Vacinação de indígenas contra H1N1 inicia nesta segunda-feira

14/03/2010

Fonte: Portal Amazônia - http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=101977




MANAUS - Indígenas aldeados que vivem em oito comunidades da área rural de Manaus começam a ser imunizados, nesta segunda-feira (15), contra o vírus H1N1. A estimativa é de que a ação, que será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), resulte na imunização de 660 indígenas.

O titular da Semsa, Francisco Deodato, salientou que o trabalho faz parte da estratégia nacional definida pelo Ministério da Saúde (MS) para o enfrentamento da pandemia de Influenza A.

Os grupos prioritários são: trabalhadores da saúde e indígenas aldeados; gestantes; população com doenças crônicas; crianças de 6 meses a menores de dois anos; população na faixa etária de 20 a 29 anos; idosos (acima de 60 anos) com doenças crônicas; e população entre 30 e 39 anos.

Foi elaborado um calendário, com datas específicas de vacinação para cada um desses grupos prioritários, com conclusão prevista para 21 de maio.

No caso dos indígenas, o Ministério da Saúde priorizou a imunização das populações aldeadas. Nesse grupo, a imunização será feita em crianças a partir dos seis meses, jovens, adultos e idosos.

Já a imunização dos indígenas não-aldeados obedecerá aos critérios definidos para os demais grupos populacionais prioritários, como é o caso das gestantes e portadores de doença crônica.

H1N1

O secretário Francisco Deodato explicou que a vacinação dos indígenas aldeados da área rural de Manaus englobará as comunidades Sete Aldeias, Três Unidos, Boa Esperança, Nova Esperança, Terra Preta, Novo Canaã, Barreirinha e São Tomé.

O Ministério da Saúde (MS) definiu oito grupos populacionais prioritários como público-alvo da estratégia de imunização contra a gripe pandêmica, que começou no último dia 08. O órgão alerta ainda que a vacina contra o H1N1 é contra-indicada a quem tem alergia a ovo. (JK)
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source