From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Vencedor do concurso, projeto prevê museu e restaurante panorâmico em hotel no Parna da Tijuca

15/09/2009

Fonte: ICMBio - www.icmbio.gov.br



O Parque Nacional (Parna) da Tijuca e o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), seção Rio de Janeiro, acabam de escolher o projeto vencedor do concurso de revitalização do complexo turístico do Hotel das Paineiras, que fica no interior do parque. A proposta vitoriosa prevê uma nova estação de transferência, com estacionamento para vans, táxis e carros particulares, além de um museu ao ar livre e um restaurante panorâmico.

O arquiteto Guilherme Motta, sócio do escritório Estudio América, de São Paulo, que venceu o concurso, explica que um dos fundamentos do projeto é aumentar o tempo de permanência de turistas e hóspedes no parque, que abriga, entre outras atrações, a estátua do Cristo Redentor, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Os 90 quartos originais do Hotel das Paineiras - inaugurado por dom Pedro II junto com a Estrada de Ferro do Corcovado, em 1884 - serão transformados em 40 apartamentos que ocuparão os andares originais. Já os do terceiro andar, que foram acrescentados nos anos 80, darão lugar a um grande restaurante panorâmico. Esse bloco da cobertura terá um estilo contemporâneo, diferente da arquitetura original da construção, que não é tombada e que já passou por diversas descaracterizações.

No andar térreo do hotel, a ideia é remover uma parede para permitir a entrada da luz natural e transformar o pedaço de uma grande rocha em pano de fundo do saguão da recepção. Todas as áreas do complexo serão integradas por um circuito formado por uma cobertura-jardim, com estrutura metálica e piso de madeira certificada.

O Hotel das Paineiras já hospedou personalidades famosas como a atriz Sarah Bernardt e os presidentes Getúlio Vargas, Washington Luiz e Café Filho. Em 1969, o lugar serviu de concentração para a seleção brasileira de futebol que ganhou o tricampeonato no México um ano depois. A partir dos anos 70, entrou em decadência e foi fechado.

CONCURSO - Para dar nova vida ao complexo até 2011, o IAB, a pedido do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o parque, organizou um concurso público aberto a profissionais de todo o País.

Coordenado pelo arquiteto Fernando Alencar, o concurso contou com a participação de 148 projetos de 30 cidades. Por unanimidade, ganhou o escritório paulista Estudio America, que levou R$ 20 mil de prêmio.

Com o novo projeto, a ideia é transformar o hotel em um espaço que possa ser usado para pequenos eventos, convenções e hospedagem de turistas e moradores da cidade que queiram curtir o ar da montanha, no meio da floresta, com vista para o mar. Será uma espécie de centro de lazer, com exposições, shows, bar, restaurante, café, lojas de souvenir e tudo o mais que proporcione conforto e diversão aos visitantes.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse que conseguiu do governo estadual a garantia de que comunidades do entorno - como Guararapes e Cerro Corá - serão pacificadas. "Além de arrematar pendências jurídicas que envolviam o imóvel, uma das minhas preocupações foi garantir a segurança", afirmou Minc, lembrando que outra preocupação do projeto foi organizar o grande fluxo de veículos que circulam diariamente pelo Parque Nacional da Tijuca, o mais visitado do Brasil.

Serviço: A cerimônia de premiação dos vencedores do concurso público de projetos para o complexo do Hotel Paineiras será no dia 25, sexta feira, na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil, secção RJ, com a presença do ministro do Meio Ambiente Carlos Minc. Em breve divulgaremos as imagens do projeto vencedor.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source