From Indigenous Peoples in Brazil

Noticias

 Rondônia tem cerca de 70 mil hectares de floresta desmatada

01/07/2009

Fonte: Portal Amazônia - http://portalamazonia.globo.com/




Fonte: Dalila Nogueira Pinto - Especial de Rondônia para o Portal Amazônia com informações da TV Rondônia

PORTO VELHO - O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam/RO) divulgou hoje (1) o índice de desmatamento nas terras indígenas de Rondônia. O último lançamento do Sipam revela que, nas 20 terras indígenas do Estado foram desmatados quase 70 mil hectares, 69.970 no total. Mais de 10% desse número, 7.015 hectares, foi na reserva Roosevelt, divisa com o Mato Grosso, que ocupa o 2° lugar no ranking de devastação ambiental.

A reserva Uru Eu Wau Wau, região central do Estado, é a região com maior índice de devastação vegetal, 17 mil hectares destruídos, o equivalente a mil estádios de futebol do tamanho do Maracanã. A principal causa do problema é a invasão das terras por grileiros.

Operação

Uma operação montada pela Fundação Nacional do Índio (Funai), o Batalhão Ambiental em parceria com indígenas e a Ong Kanindé, resultou na prisão de 28 pessoas dia 16 de julho na reserva.

Segundo o técnico ambiental da Ong Kanindé, Eliezer Oliveira, dois suspeitos eram garimpeiros, outros 26 pertencem a um grupo acusado de invadir a reserva, demarcar terrenos, matar animais silvestres e derrubar árvores, como a Castanheira, espécie nativa da Amazônia mais conhecida. Um veículo da prefeitura de Monte Negro, município a 248 km da capital, foi apreendido na região.

De acordo a vice-prefeita de Monte Negro,Carmem Ronconi, o caminhão teria sido apreendido cerca de 50 km distante da restante. A prefeitura tenta a liberação do veículo.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.