From Indigenous Peoples in Brazil

News

Oficina debate produtos e serviços em UC de uso sustentável em Santarém

24/03/2009

Fonte: Ideflor/PA - www.ideflor.pa.gov.br



A Cooperação Técnica Alemã (GTZ), em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor) realizou entre os dias 17 e 19 deste mês a oficina "Levantamento de Produtos e Serviços em Unidades de Conservação (UC) de Uso Sustentável", no Hotel Belo Alter, localizado na vila Alter do Chão, município de Santarém, no oeste do Estado. O objetivo da atividade foi identificar os produtos produzidos na região e seu potencial para comercialização. Na oportunidade, os participantes também puderam conhecer um pouco mais sobre o projeto de Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA).

Durante a realização da oficina, o Técnico em Administração e Finanças do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor), Edson Barbosa, reuniu-se com gestores das UC existentes no local para levantar informações sobre essas áreas incluídas no ARPA. "O Ideflor, como órgão que promove a gestão florestal no Estado, é parceiro da GTZ e do Projeto ARPA e promove o fomento do mercado de produtos das Unidades de Conservação. Daí a importância de um técnico do Instituto durante a oficina", frisa Barbosa.

Os participantes discutiram assuntos como: produtos existentes e gerados nas UC e os que já estão sendo trabalhados; organizações envolvidas no fomento dos mercados; quantidade de famílias envolvidas na produção; principais produtos existentes e os que possuem potencial de produção, entre outros.

Segundo o representante do Ideflor no envento, a oficina também proporcionou a oportunidade de trocar experiências com os gestores das UC, bem como as suas atuações nessas unidades.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source