From Indigenous Peoples in Brazil

News

 MPF promove audiência no Vale do Javari (AM) para discutir crise da saúde indígena na região

13/08/2007

Fonte: Cimi



Nos dias 14 e 15 de agosto, ocorrerá em Atalaia do Norte, no Vale do Javari, sudoeste do Amazonas, uma audiência pública para discutir a grave situação de saúde dos povos indígenas da região.

No fim de julho, o Conselho Indígena do Vale do Javari (Civaja) divulgou a notícia do falecimento do indígena Kutxu, do povo Kulína, por febre-amarela, e destacou que era 19ª morte por doença que atingia a comunidade em 2007. Ainda no primeiro semestre, um relatório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) revelou que, de 309 indígenas examinados no Vale do Javari, 24,9% estavam contaminados pelo vírus da hepatite Delta, a forma mais perigosa da doença que ataca o fígado. O levantamento também diagnosticou que 85,11% dos índios examinados tiveram contato com o vírus da hepatite A e 14,2% estavam contaminados com o tipo B da doença.

A audiência, promovida pela 6ª Câmara do Ministério Público Federal (6ª CCR/MPF), foi uma demanda de liderança indígenas que, em abril, vieram a Brasília apresentar dados sobre a situação de saúde da região a diversos órgãos, como Fundação Nacional do Índio (Funai), Funasa e Ministério da Saúde.

Entre as questões apresentadas, constam denúncias de corrupção na Coordenação Regional da Funasa e na Prefeitura Municipal de Atalaia do Norte. As lideranças indígenas apontam que os recursos para a contratação pessoal, atualmente gerenciados pela Prefeitura, aumentaram de R$ 31.600 para R$ 211.050,00 ao mês. Enquanto isso, muitas aldeias do Vale do Javarí não dispõem de técnico de saúde, sob o argumento de falta de recursos.

Confirmou presença na audiência, a Diretora de Assuntos Fundiários da Funai, Maria Auxiliadora. Também foram convidados o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Danilo Fortes; o Coordenador Regional da Funasa, Francisco Aires; o Administrador Regional da Funai, Jean de Sales; o prefeito de Atalaia do Norte, Rosário Conte e representantes da Controladoria Geral da União, Polícia Federal e Ministério da Educação entre outros órgãos.

Das organizações indígenas irão Gecinaldo Barbosa, pela Coordenação de Organizações Indígenas da Amazônia (Coiab) e Clovis Marubo, pelo Civaja. Representando a 6ª CCR/MPF, irão a sub-procuradora Déborah Duprat, coordenadora da Câmara, e o sub-procurador Brasilino dos Santos.

A audiência será na Câmara Municipal de Atalaia do Norte
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source