From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Índios mantêm reféns no Mato Grosso

10/08/2005

Fonte: CB, Brasil, p. 15



Índios mantêm reféns no Mato Grosso

Dez pessoas - oito funcionários de uma fazenda e dois turistas gaúchos - são reféns dos índios Apiacá desde domingo, na Pousada Jurumé, em Apiacás, norte de Mato Grosso. O proprietário da pousada, Ari Carneiro, foi agredido com uma paulada na cabeça e flechado na perna ao pedir que liberassem a pista de pouso da fazenda. Carneiro está internado em um hospital em Alta Floresta.
Os índios alegam que a área da pousada, na divisa de Mato Grosso com o Amazonas, pertence à União e as terras estão em processo de demarcação. Considerada uma região de difícil acesso, às margens do Rio Teles, só é possível chegar ao local de barco ou avião. O empresário informou que foi atacado por cerca de 20 índios que reivindicam a posse da área.
Com documentos da propriedade, o fazendeiro alega que a pousada não está dentro do território da aldeia Muruvi. Até o meio da tarde de ontem, nenhum representante da Fundação Nacional do Índio (Funai) ou das polícias Federal, Civil ou Militar foi até o local negociar com os índios.
O chefe do escritório regional da Funai, cacique Megaron Txucarramãe, negou que os funcionários da fazenda e os turistas sejam reféns. A Polícia Civil de Alta Floresta, no entanto, confirma a informação com base no depoimento do empresário. "Além de danificaram o avião eles acorrentaram os barcos e não deixam ninguém sair. Há garimpeiros que querem explorar a área e estariam insuflando os índios", informou o delegado da Polícia Civil Jean Marco Pacola.
Em Cuiabá, o delegado da Polícia Federal Marco Antônio Farias informou que manteve contato com a Funai em Brasília para libertar os reféns. "A atuação da Polícia Federal está condicionada a uma ordem do Ministério da Justiça", esclareceu.

CB, 10/08/2005, Brasil, p. 15
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source