From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Na fronteira com o Paraguai, Paranhos celebra 38 anos de emancipação

17/11/2025

Autor: Maria Gabriela Arcanjo

Fonte: Campo Grande News - https://www.campograndenews.com.br



Município sul-mato-grossense comemora aniversário; população é estimada em 13.368 habitantes

A 462 quilômetros de Campo Grande, o município de Paranhos completa nesta segunda-feira (17) 38 anos de emancipação político-administrativa. Localizada na microrregião sudoeste de Mato Grosso do Sul, na fronteira do Brasil com o Paraguai, Paranhos foi desmembrada de Amambai em 1987 e elevada à categoria de município por meio de uma lei estadual.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), estima-se que a população chegue a 13.368 pessoas em 2025.

Paranhos nasceu em uma área marcada por rios. Na região, foram construídos grandes depósitos de erva-mate, planta nativa e tradicionalmente explorada por indígenas e paraguaios. A partir de 1910, o local passou a receber migrantes de diferentes estados, impulsionando a formação de um novo povoado.

O desenvolvimento ganhou força com a chegada da empresa Mate Laranjeira, responsável por estruturar a atividade ervateira e movimentar a economia local. No início da década de 1940, com a definição oficial da fronteira entre Brasil e Paraguai, o município recebeu o nome de Paranhos, em homenagem ao diplomata José Maria da Silva Paranhos, o Barão do Rio Branco, conhecido por sua atuação na demarcação territorial brasileira.

https://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/na-fronteira-com-o-paraguai-paranhos-celebra-38-anos-de-emancipacao
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.