From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Funai e Fiocruz promovem ações para o bem-viver dos povos Yanomami e Ye'kwana

27/03/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



Teve início nesta quarta-feira (26), em Brasília, a Oficina de Planejamento para ações de promoção do bem-viver dos povos Yanomami e Ye'kwana, com base no que foi apresentado por eles em 2023 e 2024 aos órgãos governamentais. A oficina integra as ações do Governo Federal para retomar a dignidade dos povos que habitam na Terra Indígena Yanomami, localizada entre os estados de Roraima e Amazonas. O planejamento é para a elaboração de um projeto a ser executado por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED) entre a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O evento segue até amanhã (28). A próxima oficina será realizada com as organizações indígenas da Terra Indígena Yanomami em data a ser definida para garantir ampla participação na governança do Plano de Ação.

"Nós estamos passando por um momento de reconstrução da política indigenista. Desde que foi decretada a emergência em saúde pública de importância nacional na Terra Indígena Yanomami por causa da grave desassistência sanitária provocada pela ação do garimpo, o Governo Federal tem se esforçado com diversas estratégias, tanto para recompor a dignidade dos povos indígenas, quanto também para assegurar uma série de direitos que constantemente vinham sendo sendo ignorados, negligenciados e omitidos", destacou a presidenta da Funai, Joenia Wapichana.

Segundo Joenia, essa parceria com a Fiocruz fortalece as ações de proteção social dos Yanomami e Ye'kwana e discute formas de apoiar e resgatar suas práticas tradicionais. "Talvez não volte como era antes dos impactos da ação do garimpo. O que podemos fazer é dar condições para que eles tenham suas próprias iniciativas de segurança alimentar fortalecidas, respeitadas e construídas, conforme sua cultura e organização social", salientou a presidenta, depois de esclarecer sobre o papel da Funai, enquanto autarquia federal especializada na política indigenista, e sobre a responsabilidade compartilhada no atendimento a essa população com os municípios, estados, Distrito Federal e demais órgãos do Governo Federal.

Representando a Fiocruz, o pesquisador Guilherme Franco Netto, coordenador de Saúde e Ambiente da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz, destacou a atuação dessa instituição na manutenção do direito dos povos indígenas à saúde e do caminho que tem sido trilhado para isso com formação, indução do conhecimento, inovação tecnológica, entre outras iniciativas. O coordenador também ressaltou a importância da parceria com a Funai e a disposição da Fiocruz em fortalecer a atuação conjunta em favor dos povos da Terra Indígena Yanomami. "Que possamos conduzir da melhor maneira essa aproximação de forma mais orgânica e estratégica entre a Fiocruz e a Funai", enfatizou.

Oficina de planejamento
Denominado "Implementação da Governança do Plano de Ação de Desenvolvimento Sustentável da Terra Indígena Yanomami, para a promoção do bem-viver dos povos Yanomami e Ye'kwana", o projeto objeto do TED entre a Funai e a Fiocruz é coordenado pela Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS), da Funai.

Além de áreas técnicas da autarquia indigenista e da Fiocruz, a oficina de planejamento conta com a participação da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), ligada à Fiocruz, e de representantes do Ministério dos Povos Indígenas (MPI).

Segundo a diretora da DPDS, Lucia Alberta, o planejamento está sendo desenvolvido a partir dos objetivos e metas propostos no TED. São eles:

Implantar um sistema de governança robusto para que o projeto atinja seu objetivo de forma participativa com protagonismo indígena;

Realizar o monitoramento de ações educativas de formação continuada, valorização de saberes e pedagogias próprias na abordagem da interculturalidade;

Fortalecer o monitoramento das ações de Proteção Social junto aos Yanomami e Ye'kwana;

Aprimorar a segurança alimentar e nutricional na perspectiva da Agroecologia Indígena;

Desenvolver estratégias para a promoção de ações para a gestão ambiental e territorial da TI Yanomami.

Para a diretora Lucia Alberta, esse é um passo importante na implementação do Plano de Ação do TED com a Fiocruz, pois com essa governança, as instituições têm a missão de promover o bem-viver dos povos indígenas Yanomami e Ye'kwana. "Esse avanço se dá, principalmente, no estabelecimento dessa parceria concreta com a Fiocruz que vai nos garantir estruturar esse plano para que as ações planejadas junto com os povos indígenas, entre 2023 e 2024, sejam implementadas da forma como eles apresentaram ao Estado brasileiro", explicou.

Além da presidenta da Funai e do representante da Fiocruz, a abertura do evento contou com a presença da diretora de Administração e Gestão da Funai, Mislene Metchacuna, das coordenadoras regionais da Funai em Roraima, Marizete Macuxi, e no Rio Negro, Dadá Baniwa, além dos coordenadores-gerais da DPDS e demais servidores da Funai e das equipes dos órgãos que estão compondo a parceria.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-e-fiocruz-promovem-acoes-para-o-bem-viver-dos-povos-yanomami-e-ye2019kwana
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.