From Indigenous Peoples in Brazil

News

Funai inicia projeto de combate à violência contra mulheres e meninas Yanomami

26/09/2024

Fonte: Funai - https://www.gov.br/



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) deu início no último dia 21 à implementação do projeto "Enfrentamento à Violência contra Meninas e Mulheres Yanomami". A iniciativa faz parte de um Plano de Trabalho que visa promover ações para fortalecer e proteger as mulheres e meninas Yanomami e Ye'kuana contra a violência sexual e doméstica. Realizado em Boa Vista (RR), o projeto se estenderá até 21 de dezembro.

Entre as ações previstas, destacam-se oficinas de arte, rodas de conversa e atividades lúdicas e esportivas, com foco na valorização das mulheres e crianças Yanomami e Ye'kuana. O projeto também busca construir fluxos culturalmente adequados para o encaminhamento de casos de violência e violações de direitos das mulheres, meninas e crianças Yanomami e Ye'kuana por meio da sistematização de informações sobre violência e da realização de consultas com lideranças indígenas.

A execução do projeto conta com o apoio da Coordenação de Gênero, Assuntos Geracionais e Participação Social, da Coordenação da Frente de Proteção Yanomami e Ye'kuana (CFPE-YY/FUNAI), da Coordenação Regional de Roraima (CR-RR/FUNAI) e do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami e Ye'kuana (DSEI-YY). A equipe de especialistas inclui a assistente social Dayana Figueiredo Bednarczuk, a professora com experiência com os Yanomami Tamara Aparecida Miranda, a psicóloga Jaqueline Beatriz Henker e o historiador Oliver Van Sluys Menck.

A equipe permanecerá na Casa de Saúde Indígena Yanomami (Casai-YY) com o objetivo de desenvolver as oito atividades propostas no Plano de Trabalho, incluindo o diagnóstico do atendimento às vítimas de violência e o estudo antropológico sobre a percepção dos Yanomami sobre o tema. Além disso, promoverão oficinas de artesanato, brincadeiras infantis e torneios esportivos.

No início das atividades, a equipe da Funai focou em estabelecer laços de confiança com os indígenas presentes na Casai-YY e em apoiar atividades já em andamento, como rodas de conversa sobre o consumo abusivo de álcool e as ações do Setembro Amarelo. Também foram realizadas atividades de pintura corporal com urucum, oficinas de desenho e trocas interculturais, abrangendo as seis línguas Yanomami e a língua Ye'kuana.

Nas próximas semanas, estão previstas novas atividades, como oficinas de mapeamento participativo, artesanato, celebrações do Dia das Crianças e rodas de conversa entre as mulheres indígenas. A equipe também planeja dialogar com os diversos serviços de assistência social e saúde que compõem a rede de atendimento para casos de violência contra mulheres e meninas.

As ações em prol da população Yanomami e Ye'kuana contam com o apoio do Crédito Extraordinário Yanomami, estabelecido pela Medida Provisória no 1209 de 12 de março de 2024, sobre Direitos Pluriétnico-Culturais e Sociais dos Povos Indígenas.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/funai-inicia-projeto-de-combate-a-violencia-contra-mulheres-e-meninas-yanomami
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source